Publication year: 2008
A formação de enfermeiras, com o desafio da transformação acelerada da realidade social e da escala de valores, tem passado por mudanças que colaboram nas sucessivas estruturações dos projetos pedagógicos. Com intuito de despertar a reflexão e o senso crítico dos estudantes, foi proposto esse estudo exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, tendo como objeto as contribuições dos conteúdos de bioética e direitos humanos na formação de enfermeiras. A questão de pesquisa foi quais são as contribuições que os conteúdos de bioética e direitos humanos trazem para a formação de enfermeiras, na perspectiva de graduandas de enfermagem. Objetiva conhecer as contribuições dos conteúdos de Bioética e Direitos Humanos na formação de enfermeiras na perspectiva de graduandas de dois cursos de Enfermagem da cidade de Salvador-Ba.
Metodologia:
as colaboradoras foram graduandas de Enfermagem que cursavam os quatro últimos semestres de dois cursos. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa foi efetuada a coleta das informações através de entrevista aberta guiada por três questões:
a) Como foram apresentados os conteúdos de bioética e direitos humanos no currículo de graduação por você vivenciado? b) Quais os conteúdos relativos à bioética e direitos humanos que estiveram presentes durante o período de sua formação profissional como enfermeira? c) Fale-me sobre as contribuições que os conteúdos de bioética e direitos humanos deram à sua formação profissional de enfermeira. A análise compreensiva possibilitou a construção de cinco categorias empíricas:
Como foram introduzidos os conteúdos de bioética, direitos humanos e deontologia na formação profissional de enfermeiras; Apresentando as estratégias de ensino aprendizagem utilizados na disciplina bioética; Avaliando as contribuições dos conteúdos de bioética e direitos humanos para sua formação profissional; Estabelecendo estratégias e condutas diante de dilemas éticos/bioéticos durante sua formação profissional e Expressando críticas aos conteúdos e as estratégias metodológicas no processo ensino aprendizagem Diante do exposto, foi possível conhecer as contribuições dos conteúdos de bioética e direitos humanos na formação profissional de enfermeiras e como estes estão sendo apresentados em duas instituições de ensino de Salvador. Concluiu-se que nas instituições estudadas, o ensino da bioética e dos direitos humanos no modelo de ensino aprendizagem que está posto e utilizado, para esses conteúdos, não dá conta da especificidade destes para promover uma reflexão e o desenvolvimento do senso crítico na graduanda de enfermagem durante a sua formação. A transversalidade foi percebida apenas em uma das vinte e três entrevistas. Serão importantes novos estudos que envolvam o docente, as facilidades e dificuldades enfrentadas para o ensino da bioética, despertando o interesse para a sua formação/capacitação, bem como a formulação de novos projetos pedagógicos que redirecionem o ensino destes conteúdos que se encontra no enfoque deontológico, centrado em discussões conceituais, para um ensino transversal, por meio de estratégias pró-ativas que incentivem a reflexão, conseqüentemente, a formação do senso crítico cidadão. (AU)