A experiência dos enfermeiros pediatras na aplicação dos cartões de qualidade da dor
The experience of pediatric nurses in the aplication of the pain quality cards
Publication year: 2010
A dor pode provocar consequências físicas e emocionais nos pacientes pediátricos. Nesse sentido, deve ser avaliada e tratada, levando em conta a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo da criança. Para isso, é necessário que o enfermeiro conheça e saiba aplicar os instrumentos de avaliação da dor adequados.
Os objetivos deste estudo foram:
conhecer a experiência de enfermeiros na utilização dos Cartões de Qualidade da Dor em crianças com dor aguda e/ou crônica e/ou em cuidados paliativos e identificar as facilidades e dificuldades na utilização desses cartões. Para tanto, a pesquisa qualitativa ocorreu em três etapas: Etapa 1- Orientação dos participantes quanto ao uso dos cartões, Etapa 2- Aplicação do instrumento pelos enfermeiros, Etapa 3- Entrevista individual com os enfermeiros. Participaram da orientação 13 enfermeiros e nove foram entrevistados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas que foram analisados, utilizando a orientação metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo.Dois temas centrais foram desvelados a partir das respostas dos enfermeiros:
FACILIDADES DOS ENFERMEIROS NA UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES DE QUALIDADE DA DOR e DIFICULDADES DOS ENFERMEIROS NA UTILIZAÇÃO DOS CARTÕES DE QUALIDADE DA DOR. Ao enfrentar o desafio de utilizar os Cartões de Qualidade da Dor em sua prática profissional, os enfermeiros perceberam o impacto positivo dessa nova ferramenta no cuidado às crianças e adolescentes e suas mães. Essa experiência ampliou oshorizontes para uma avaliação mais abrangente e eficaz da dor da criança. Como consequência o manejo e alívio da dor foram realizados a partir de intervenções não-medicamentosas. Por outro lado, o profissional enfrentou algumas dificuldades em razão da inexperiência no emprego dos instrumentos para avaliar da dor e, especialmente, pelo número pequeno de aplicações do instrumento. Além disso, o enfermeiro apresentou dificuldade em conversar com a criança sobre a dor. Os resultados deste estudo evidenciaram que a aplicação dos Cartões de Qualidade da Dor pode vir a ser uma estratégia para melhorar a interpretação da experiência de dor das crianças e adolescentes pelo enfermeiro, facilitando seu planejamento e sua tomada de decisões, bem como o acompanhamento da eficácia do tratamento da dor das crianças e adolescentes.
The pain can cause physical and emotional consequences in pediatric patients. This way, it should be evaluated and treated, taking into account the age line and cognitive development of the child. Therefore, it is necessary that the nurse knows and is able to apply the adequate instruments of pain evaluation.