Conflitos éticos vivenciados por enfermeiros relativos a pacientes terminais
Ethical conflicts experienced by nurses relative the patient terminals
Publication year: 2010
O presente estudo teve como objetivos conhecer os conflitos éticos relativos a pacientes terminais identificados por enfermeiros das clinicas médica, cirúrgica e pronto socorro adulto de um hospital público e geral; compreender como os enfermeiros tomam as decisões frente a conflitos éticos referentes a esses pacientes e conhecer o que é levado em consideração, pelos enfermeiros, para a tomada de decisão frente a conflitos éticos relacionados a pacientes terminais. Foi feito um estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Foram entrevistados dez enfermeiros de um hospital público e geral do Município de São Paulo. Após a análise, emergiram três categorias e quinze sub-categorias: Categoria 1- A vivência dos enfermeiros em relação ao paciente terminal.
Subcategorias:
Cuidados como condição essencial para assistência aos pacientes terminais; Postura da família frente ao paciente terminal; Conseqüências da vivência profissional com pacientes terminais; e Postura profissional frente aos pacientes terminais. Categoria 2- Fatores geradores de conflitos éticos em relação ao paciente terminal.Subcategorias:
Obstinação terapêutica; Situações administrativas; A quebra do sigilo e desrespeito à privacidade do paciente terminal; Despreparo profissional; e Falta de autonomia do enfermeiro. Categoria 3- Fatores considerados para a tomada de decisão em relação aos conflitos éticos frente aopaciente terminal.Subcategorias:
Os aspectos ético-legais; O uso do conhecimento científico; A participação das equipes multiprofissional e de enfermagem; O respeito à autonomia do paciente e da família; A importância do esclarecimento de pacientes e familiares; e A multifatorialidade concorrendo para a tomada de decisão. O estudo evidenciou que os conflitos éticos relativos aos pacientes terminais, vivenciados pelos enfermeiros, emergem de seu cotidiano e são decorrentes de diversos fatores relacionados à assistência, ao gerenciamento e à capacitação dos profissionais. Foi evidenciado, ainda, que os enfermeiros apontam fatores que devem ser levados em consideração no processo de tomada de decisão, mas revelam sua pouca participação nesse processo frente aos conflitos éticos relativos a pacientes terminais.
The present study aims to identify and understand the ethical conflicts related to terminal patients experienced by nurses and are what considered for decision making to cope with these conflicts. The methodology adopted was the qualitative strand, using the content analysis proposed by Bardin. Ten nurses were interviewed in a general hospital in Sao Paulo. After the analysis emerged three categories and fifteen sub-categories: Category 1 - The experience of nurses in relation to the patient terminal.