As complicações pós-operatórias do paciente idoso e as implicações ao cuidado de enfermagem gerontológico
Publication year: 2007
O objetivo do estudo foi revelar os cuidados gerontológicos de enfermagem ao idoso internado em unidade cirúrgica, diante das complicações cirúrgicas pós-operatórias imediatas e tardias. Foi desenvolvido no serviço de cirurgia geral de um hospital de ensino de Curitiba-Paraná, que realiza cirurgias de médio e alto porte.
O estudo foi desenvolvido em duas etapas:
a primeira quantitativa com características de um estudo transversal retrospectivo e a segunda qualitativa descritiva. A primeira etapa foi constituída por dados secundários coletados com o auxílio de instrumento fechado, dos registros de 124 prontuários de idosos internados e submetidos a procedimento cirúrgico entre 01 de julho de 2006 a 30 de junho de 2007. Os dados foram codificados para utilização do programa Epi-info versão 6.04, distribuídos em frequências absolutas, relativas e bivariadas e apresentados em gráficos, tabelas e quadros.Os principais achados foram:
84 idosos apresentaram complicações pós-operatórias; evidenciaram-se maiores percentuais de complicações em idosos da faixa etária de 70 a 79 anos; etilistas e tabagistas; naqueles submetidos à cirurgia tipo laparotomia exploratória; classificados como risco cirúrgico ASA III, ASA IV e os não avaliados; submetidos à cirurgia em caráter de emergência e à anestesia geral. As principais complicações cirúrgicas evidenciadas foram as gastrintestinais, de ferida operatória, cardiovascularres e neuropsiquiátricas. Os eventos de maior incidência foram a dor, náuseas e vômitos, dispnéia, edema e anemia. Para o estudo qualitativo descritivo utilizou-se observação participante roteiro de entrevista com questões abertas realizadas com 8 dos membros da equipe de enfermagem, analisadas conforme técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.Emergiram do discurso as seguintes ideias centrais:
Identificação dos idosos pela idade cronológica; identificação do idoso pela aparência, autonomia e independência; o acompanhante tem relação de ajuda, apoio e segurança para o paciente; espaço físico limitado na unidade; cuidados conforme restrições físicas, incapacidades e dependências; cuidados realizados conforme patologias existentes; cuidado fragmentado, divisão do trabalho por atividades segmentada em sistema de rodízio; cuidado realizado de acordo com a capacidade funcional; carência de recursos materiais e humanos; atenção especial e envolvimento familiar por medo de intercorrências; cuidados com alimentação e orientação aos familiares; anotações sucintas para trabalhos complexos. Os cuidados de enfermagem são realizados indistintamente para adultos e idosos, em pela deficiente formação para os cuidados com o idoso. Nos serviços de saúde os recursos físicos e humanos para realizar atendimento aos idosos, ainda não se encontram adequados para o atendimento conforme preconiza a legislação. Temas como acessibilidade, interdisciplinaridade, intersetorialidade precisam ser discutidos e implementados para desenvolver perspectivas de mudanças futuras. Investimentos na formação humana em geriatria e gerontologia são necessários para que a equipe de enfermagem esteja capacitada para o atendimento ao idoso condizente com as suas necessidades e peculiaridades.
The aim was to reveal the gerontological nursing care to the elderly admitted to surgical unit, given the post-operative surgical complications immediate and delayed. It was developed in the department of general surgery in a teaching hospital of Curitiba-Paraná, which performs surgeries for medium and high port.