Percepções da equipe de enfermagem relacionadas ao acompanhante na unidade de internação pediátrica
Perceptions of the nursing staff related to escort the Pediatric Inpatient Unit
Publication year: 2010
Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção da equipe de enfermagem sobre a presença e a participação do acompanhante da criança na Unidade de Internação Pediátrica UIP. O local de coleta foi a UIP de um hospital terciário de referência da zona leste de São Paulo. Incluiu 19 profissionais da equipe de enfermagem, sendo: 05 enfermeiros e 14 auxiliares de enfermagem.
Método:
utilizou-se a análise temática de conteúdo de entrevistas individuais semiestruturadas, que possibilitou a identificação de quatro categorias que explicam tal percepção: 1) permanência do acompanhante: entre direito e dever, que descreve aspectos referentes ao conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem em relação à permissão da permanência do acompanhante, bem como as atribuições que estes outorgam aos acompanhantes; 2) responsabilidades da equipe de enfermagem frente aos acompanhantes, que descreve as percepções dos participantes sobre suas funções em relação ao acompanhante; 3) presença do acompanhante: benefÃcios e transtornos, que mostra a percepção da equipe quanto aos benefÃcios dessa presença à criança, à famÃlia e à equipe e, relaciona transtornos como as situações de desrespeito à s normas e rotinas, falta de apoio ao trabalho da equipe de enfermagem, bem como descuido da criança e 4) conhecimento ético-legal sobre ações privativas da equipe de enfermagem na UIP, que apresenta as opiniões sobre o que seria permitido, ou não, em relação aos cuidados prestados pelos acompanhantes à s crianças, de acordo com o código de ética e a lei do exercÃcio profissional de enfermagem. Em todas as categorias, existem percepções divergentes, até conflitantes, o que aponta para a necessidade de incluir o tema na formação permanente dos trabalhadores. O estudo possibilitou conhecer as percepções da equipe de enfermagem sobre o acompanhante, proporcionando subsÃdios para um plano dedesenvolvimento dessa equipe com vistas a melhorar suas atividades educacionais e assistenciais à criança e à famÃlia.
This study aimed to understand the perception of the nursing staff about the presence and involvement of the companion of children in the Pediatric Inpatient Unit - PIU. The collection site was the PIU in a tertiary hospital in the area east of Sao Paulo. Included 19 professional nursing staff, as follows: 05 nurses and 14 nursing assistants.