A entrevista familiar no processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes
The family interview in the donation process of organs and tissues for transplant
Publication year: 2010
Este estudo teve como objetivo desvelar a percepção de profissionais que atuam em Organizações de Procura de Órgãos sobre a entrevista familiar no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante. Para desvelar essa percepção optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, na vertente fenomenológica, segundo a modalidade estrutura do fenômeno situado. Como forma de desvelar o fenômeno foram entrevistados dezoito profissionais, dos quais doze passaram a fazer parte do estudo.
As entrevistas foram norteadas pelas questões:
Fale sobre a entrevista familiar no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante considerando desde o preparo para a realização da entrevista até a decisão da família pela doação ou não; Fale sobre o significado da entrevista familiar no processo de doação; O que deve ser considerado na realização da entrevista familiar?; Fale sobre os fatores que facilitam e que dificultam a entrevista familiar?; Quais propostas você faria para o aprimoramento da entrevista?. Após a obtenção das descrições, os discursos foram analisados individualmente, sendo feita a análise ideográfica, resgatando os seguintes temas: Relatando o processo de entrevista; Atribuindo significado à entrevista; Apresentando os aspectos relevantes da entrevista; Apresentando os aspectos que facilitam a entrevista; Apresentando os aspectos que dificultam a entrevista; Identificando as características da entrevista; Identificando os aspectos relativos ao entrevistador; Identificando os aspectos relativos ao entrevistado; Identificando os aspectos relativos ao local da entrevista; Apresentando propostas para o aprimoramento da entrevista e Acrescentando outras considerações. Buscou-se desvendar, pela análise nomotética, as convergências e divergências das unidades de significado interpretadas, em direção à estrutura geral do fenômeno. As proposições que emergiram, revelaramque a entrevista familiar é uma etapa importante, pois trata da possibilidade da doação de órgãos e tecidos para salvar e/ou melhorar a qualidade de vida de pessoas que necessitam de um transplante, e é complexa, pois envolve aspectos relativos ao entrevistador, ao entrevistado, ao local da entrevista, além de questões éticas e legais evidenciando a necessidade de capacitação profissional para conhecer, identificar e lidar com fatores que facilitam e dificultam o diálogo com os familiares.
This study is aimed at revealing the perception of professionals who act in Organ Procurement Organizations on the family interview in the donation process of organs and tissues for transplant. In order to reveal such perception a qualitative research was chosen to be carried out, within the phenomenological side, according the situated phenomenon structure modality. In order to unveil the phenomenon, eighteen professionals were interviewed, out of whom twelve of them started to comprise the study.