Publication year: 2018
Resumo:
Trata-se de pesquisa metodológica para o planejamento e desenvolvimento de um serious game referente à segurança do paciente, especificamente da cirurgia segura, para profissionais de enfermagem de nível médio. Justifica-se pelo fato de que é de conhecimento geral que eventos adversos relacionados a cirurgia são uma preocupação em hospitais de todo o mundo, e que os profissionais de saúde devem assumir seu papel nos processos que envolvem a segurança do paciente neste cenário, e contribuir para prevenir e mitigar sua ocorrência. No entanto, abordagens tradicionais de capacitação em saúde deixaram de ser bem-sucedidas em auxiliar as organizações de saúde e a seus profissionais a alcançarem esse objetivo principal. Assim, propõe-se o uso de um serious game como uma estratégia educativa inovadora sendo um recurso adicional para a qualificação desses profissionais. Planejado para ajustar as diretrizes do Ministério da Saúde brasileiro à realidade do ambiente hospitalar, contou com um grupo de trabalho multidisciplinar composto por analistas de sistemas, designer de jogos e enfermeiros, que definiram o conteúdo a ser abordado. Para o desenvolvimento do serious game, questionários pré e pós-testes foram elaborados, com foco nos assuntos a serem incluídos nos roteiros do jogo, que por sua vez, tiveram como base os objetivos educacionais traçados para o jogo, à luz da literatura. No jogo, a personagem controlada pelo jogador, técnica de enfermagem, precisa demonstrar conhecimento e habilidades interpessoais importantes para que as etapas de uma cirurgia segura sejam executadas na sua prática profissional.
Abstract:
This is a methodological research on the planning and development of a serious game about patient safety, specifically safe surgery, for mid-level nursing professionals. It is justified by the fact that it is well known that adverse events related to surgery have become a concern in hospitals around the world, and that health professionals should assume their role in the process of patient safety and then contribute to prevent and mitigate its occurrence. However, traditional approaches to health training are no longer successful in helping health organizations and their professionals achieve this primary goal. Thus, it is proposed to use a serious game as an innovative educational strategy and an additional resource for the qualification of these professionals. Planned to adjust the guidelines of the Brazilian Ministry of Health to the reality of the hospital environment, it counted on a multidisciplinary work group composed of system analysts, game designers and nurses, who defined the content focus. For the development of the serious game, pre and post-test questionnaire were developed to build the scripts of the cases based on the educational objectives set for the game, in light of the literature. In the game, the character controlled by the player, a nursing technician, needs to demonstrate knowledge and core interpersonal skills for that stages of safe surgery be performed in her professional practice.