A capacidade para o trabalho e a fadiga entre trabalhadores de enfermagem
Work ability and fatigue among nursing workers
Publication year: 2011
A saúde dos trabalhadores é imprescindível e a perda desta pode comprometer a qualidade de vida e a produtividade, levando à aposentadoria precoce. As atividades realizadas pelos trabalhadores de enfermagem os expõem às cargas de trabalho geradoras de processos de desgastes físicos e mentais. Este estudo, tipo epidemiológico de recorte transversal, tem o objetivo caracterizar os trabalhadores de enfermagem, das unidades de clínica médica e cirúrgica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, quanto aos dados sóciodemográficos e profissionais e verificar a associação entre a fadiga e a sua capacidade para o trabalho. A população foi constituída de 117 trabalhadores de enfermagem.
Foram usados três instrumentos de coleta de dados:
Questionário de Características demográficas e profissionais, Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) e Escala de Fadiga de Chalder. A consistência interna do ICT e do escore de fadiga foi avaliada pelo Alpha de Cronbach. Para verificar o ajustamento à distribuição normal das variáveis do estudo foram aplicados o teste de KolmogovovSmirnov, o coeficiente de correlação de Spearman, o teste de MannWhitney e o de KrushalWallis. Foi realizada a regressão linear múltipla, sendo o ICT a variável dependente e as demais independentes: fadiga, sexo, estado conjugal, idade, escolaridade, renda familiar, função, turno, número de vínculos, o tempo de locomoção e tempo de trabalho na instituição e na profissão. Em todas as análises, considerouseestatisticamente significativo quando p.
The workers´ health is capital and its loss may jeopardize their quality of life and productivity, and lead to their early retirement. The activities performed by the nursing workers expose them to workloads which may result in a mental and physical strain processes. This epidemiological transversal study aims to characterize the nursing workers in the medical and surgical units in University Hospital of University of São Paulo regarding sociodemographic and professional data, and to verify the association between fatigue and their work ability. The target population was composed of 117 nursing workers.