A contribuição do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em enfermagem
The contribution of the supervised curricular internship in the development of the ethical dimension of the professional competence of nursing graduates
Publication year: 2012
Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, que objetivou analisar a repercussão do estágio curricular supervisionado (ECS) no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 28 estudantes, docentes e enfermeiros colaboradores de uma instituição de ensino superior pública do estado de São Paulo, no período entre outubro de 2010 e março de 2011.
O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de discurso e resultou nas seguintes categorias empíricas:
a preservação da autonomia; a responsabilidade social e o respeito nas relações intersubjetivas na produção do cuidado em saúde e no processo de ensino e aprendizagem; a terapêutica e o cuidado a partir da dimensão ética; a responsabilidade pública e a justiça social. Em relação ao desenvolvimento das atitudes e valores para atuação em saúde, a análise dos discursos resultou em outras duas categorias empíricas, que dizem respeito às ferramentas a serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem em ética: a reflexão crítica na e sobre a ação a partir do valor humano e as possibilidades de ações e de atitudes a partir da análise dos exemplos. Concluiu-se que o ECS é um espaço privilegiado de integração e desenvolvimento das dimensões técnica, estética, política e, em especial, ética. Na formação inicial, a formação dos valores é tão necessária quanto à aquisição de conhecimentos, pois ambos influenciam a tomada de decisão e aqualidade dessas decisões. No ensino da ética, a abrangência, a profundidade e a exploração dos valores referentes à esfera micro, de preservação da autonomia, responsabilidade e respeito, devem dialogar com os valores macro de responsabilidade pública, equidade e justiça social.
This is an exploratory qualitative study aimed at analyzing the impact of supervised curricular internship (SCI) in the development of the ethical dimension of nursing graduates professional competence. Semi-structured interviews were carried out with 28 students, teachers and nurses, employees of a public higher education institution in the state of Sao Paulo, from October 2010 to March 2011.