Avaliação da implantação da visita de enfermagem com familiares de pacientes de uma unidade de terapia intensiva adulto
Evaluation of the Implantation of the Nursing visit in an ICU
Publication year: 2012
Estudo de abordagem quantitativa que tem como objetivo implantar a Visita de Enfermagem na UTI e verificar se as necessidades verbalizadas pelos familiares dos pacientes, durante a mesma e em estudos preliminares realizados no mesmo local, foram atendidas.
Método:
Após autorização do Comitê de ética e Pesquisa do Hospital Universitário da USP foi implementada a Visita de Enfermagem na UTI adulto no período da manhã. Foi questionado aos familiares se gostariam de receber alguma informação por parte da Enfermagem e após ser dada as informações, foi questionado se ficou alguma dúvida. Após a alta do paciente da UTI, os familiares foram convidados a responder um questionário de avaliação do atendimento. Os que aceitaram participar assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após o questionário respondido, foram comparadas as respostas com as necessidades levantadas nos estudos preliminares e verificado se as mesmas foram suprimidas. Foi utilizada a estatística descritiva para avaliar a frequência, média e desvio-padrão das variáveis de interesse. As respostas obtidas com as questões abertas foram objetivas e apresentadas na forma de frequência e porcentagem de ocorrência de cada categoria.Resultado:
Os familiares analisados eram na maioria do sexo feminino, com grau de parentesco filha seguido de esposa, na faixa de 47 anos, dona de casa, com Ensino Médio completo. Todos os familiares quiseram receber informações do enfermeiro nas visitas realizadas tendo umaduração média de 8 minutos cada. Os temas de maior dúvida entre os familiares nas Visitas de Enfermagem foram o Estado Clínico do paciente e a Alta da UTI. Comparando as dúvidas levantadas nas visitas de Enfermagem verificamos que o número médio de dúvidas diminuiu da primeira para a última visita. Na análise do questionário, todos os familiares afirmam terem recebido as informações que gostariam de saber, não tendo ficado nenhuma dúvida em relação às informações que lhes foram transmitidas. O tempo de visita foi satisfatório para a maioria dos familiares entrevistados, assim como o atendimento durante o horário de visita; porém, alguns familiares ainda sentem necessidade de um maior tempo de contato com o doente e uma flexibilidade de rodízio de visita. Comparando o resultado deste estudo com o resultado do estudo realizado anteriormente no mesmo local, observou-se que houve um aumento no contato com a equipe de Enfermagem por meio da Visita de Enfermagem, porém, os familiares reafirmam a necessidade de um maior contato com o ente querido.Conclusão:
Concluímos que a implementação da Visita de Enfermagem atendeu seu objetivo que foi atender as principais necessidades dos familiares durante o horário de visita respondendo suas questões sobre o cuidado de Enfermagem prestado para o paciente. Também foi observado que com a visita diária de Enfermagem as dúvidas e ansiedades dos familiares diminuíram no decorrer dos dias enfatizando a necessidade desse contato entreEnfermeiros e Familiares. Considera-se importante trabalhar com a equipe de Enfermagem estratégias de comunicação para que todos consigam atender as necessidades dos familiares durante a visita, visto que alguns Enfermeiros ainda sentem dificuldade nesta interação.
Estudo de abordagem quantitativa que tem como objetivo implantar a Visita de Enfermagem na UTI e verificar se as necessidades verbalizadas pelos familiares dos pacientes, durante a mesma e em estudos preliminares realizados no mesmo local, foram atendidas.