Orgulho de pai: cartilha educativa para a promoção do envolvimento paterno na gravidez
Father's pride: educational booklet to promote paternal involvement during pregnancy
Publication year: 2012
A promoção do envolvimento paterno com a gravidez é uma recomendação mundial, considerando o limitado suporte oferecido aos pais no esclarecimento das suas dúvidas para a vivência da paternidade. As mudanças no papel paterno mostram que existe uma busca dos homens pela participação no processo da gestação, o que merece atenção como objeto de pesquisas científicas na área da assistência obstétrica. A exploração das dificuldades e possibilidades de suporte aos homens para a vivência da paternidade são aspectos essenciais a serem estudados. Os objetivos desta pesquisa foram explorar as experiências vividas pelos pais relativas ao processo de gravidez, parto, pós-parto, aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido; identificar as dúvidas e necessidades por orientação relativas a este processo e elaborar um material educativo, mediante inclusão de conteúdos que visam sanar as principais dúvidas e suprir as necessidades dos pais. A história oral temática foi utilizada para explorar as experiências e identificar as demandas por orientação de 17 pais que compartilharam com suas esposas do processo de gravidez, parto, pós-parto, aleitamento materno e primeiros cuidados com o recém-nascido. Os dados foram coletados por meio de entrevista não estruturada, com base em um roteiro com temas relativos à experiência da paternidade. Foram realizadas transcrição, textualização e transcriação de todas as narrativas.
O texto final foi submetido à análise de conteúdo e organizado em 11 categorias:
Os sentimentos relativos à notícia da gravidez dependeram da existência ou não de seu planejamento;Alegrias e preocupações: ambivalência em relação à incorporação do papel paterno; Dificuldades para compreender e lidar com as mudanças do ciclo grávido e puerperal; Medo de praticar sexo durante a gravidez e incompreensão do desinteresse da esposa por este assunto; Ansiedade diante da possibilidade de ter filho com problemas de saúde; Preocupações diante da proximidade do parto; Desconhecimento dos direitos e dos papéis a desempenhar no momento do parto; Atitudes e experiências distintas em relação à abstinência sexual no pós-parto; Enfrentamento de dificuldades no aleitamento materno, apesar da importância atribuída a esta prática; Valorização das orientações sobre cuidado do filho; e Mudanças no relacionamento conjugal após o nascimento do filho. Os resultados encontrados serviram de base para o desenvolvimento da cartilha educativa, que seguiu as etapas: elaboração do conteúdo com base na literatura e na adequação da linguagem, criação das ilustrações, editoração e diagramação. A primeira versão da cartilha foi elaborada e avaliada por cinco pais. A incorporação das sugestões será realizada antes da publicação da versão final do material. Ela foi denominada Orgulho de pai - cartilha educativa para a promoção do envolvimento paterno na gravidez e contém informações sobre gestação, parto, pós-parto, amamentação e cuidados com o bebê. Espera-se que por meio da leitura desta cartilha, os pais sintam-se apoiados em suas demandas para a participação efetiva na gravidez, no parto e no pós-parto.
The promotion of paternal involvement with pregnancy is a global recommendation, considering the limited support offered to parents in clarifying their doubts regarding the parenthood experience. The changes in the paternal role show that men have been seeking to participate in the process of pregnancy, which deserves attention as the object of scientific research in the area of obstetric care. The exploration of the difficulties and support possibilities offered to men for the experience of parenthood are crucial aspects to be studied. The objectives of the present study were to explore the experiences of parents concerning the process of pregnancy, childbirth, postpartum, breastfeeding and care of the newborn; identify doubts and needs for guidance related to this process and draw up an educational material, through the inclusion of content aimed to addressing the main questions and meet parents needs. The oral history was used to explore the experiences and identify the need for guidance of 17 fathers-to-be that shared with their wives the processes of pregnancy, childbirth, postpartum, breastfeeding and early care of the newborn. Data were collected through unstructured interviews, based on a script involving subjects related to the experience of parenthood. The transcriptions, textualization and transcription of all narratives were carried out.