Experiência vivida pelos enfermeiros líderes de equipas de emergência extra-hospitalar perante a pessoa com trauma grave
Publication year: 2020
Os meios de ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) têm acrescentado responsabilidade aos enfermeiros como líderes de equipas de emergência em extra-hospitalar (EEH), para a diminuição da morbi-mortalidade por lesões traumáticas. Porém, o modo como lidam com tal acréscimo de responsabilidade é parcamente conhecido, justificando o estudo das suas vivências naquele contexto.
Para tal, traçamos como objetivos: descrever a vivência de experiências perante a pessoa com trauma grave pelos enfermeiros líderes de equipas de EEH; identificar os aspetos que influenciam essa vivência; identificar os significados que os enfermeiros líderes de equipas de EEH atribuem àquelas experiências.
Optamos por um estudo fenomenológico descritivo, segundo o método de Giorgi. Aos enfermeiros que exercem funções nos meios de ambulância de SIV foi enviado um e-mail com o link de acesso ao questionário de resposta aberta, e solicitado o respetivo reenvio a outros colegas, numa amostragem intencional do tipo ?bola de neve?. A amostra foi constituída por onze enfermeiros. A análise dos dados seguiu os pressupostos de Giorgi (2012b) e as sugestões de Loureiro (2002), tendo sido respeitados os princípios éticos e deontológicos aplicáveis.