Envolvimento e participação das famílias nos cuidados à criança hospitalizada: Atitudes dos enfermeiros na ilha de Santiago em Cabo Verde
Publication year: 2020
O envolvimento e a participação das famílias nos cuidados à criança hospitalizada são reconhecidos como essenciais para o atendimento das necessidades e do bem-estar da criança e da família (Cruz & Angelo, 2011). Atitudes positivas dos enfermeiros relativas à importância das famílias nos cuidados de enfermagem, facilitam o envolvimento e participação das famílias nos cuidados, enquanto que atitudes negativas criam barreiras nesse processo (Hockenberry & Wilson, 2014).
Este estudo tem como objetivo identificar as atitudes dos enfermeiros relativas ao envolvimento e à participação das famílias nos cuidados à criança hospitalizada nos cuidados em pediatria, utilizando a escala IFCE-AE.
Trata-se de um estudo de metodologia quantitativa, descritiva, analítica e transversal. A colheita de dados foi realizada através de um questionário de caracterização sociodemográficas e profissional e da escala ?A Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem ? Atitudes dos Enfermeiros? (Oliveira, et al., 2011). A amostra é constituída por 55 enfermeiros que trabalham nos Serviços de Pediatria e Neonatologia, dos Hospitais Central e Regional da ilha de Santiago, em Cabo Verde.
Verificou-se que a maioria dos enfermeiros têm atitudes positivas, quanto à importância do envolvimento e participação das famílias nos cuidados de enfermagem. Não se verificou uma relação estatisticamente significativa (p> 0,05) entre as atitudes dos enfermeiros e as variáveis sociodemográficas e profissionais consideradas, exceto consoante o local de trabalho. Os enfermeiros do serviço de neonatologia, apresentam atitudes mais positiva nas dimensões ?família como parceiro dialogante e recurso de coping? (p=0,04) e ?família como recurso nos cuidados de enfermagem? (p=0,01) que os enfermeiros do serviço de Urgência.
O estudo evidencia atitudes positivas dos enfermeiros face à importância do envolvimento e participação das famílias nos cuidados de enfermagem. Este achado indícia uma sensibilidade dos enfermeiros favorável à implementação da filosofia de cuidados centrados na família, nos serviços de pediatria na ilha de Santiago.