Simulação de alta-fidelidade no transporte inter-hospitalar do doente em estado crítico: Satisfação e performance dos enfermeiros

Publication year: 2021

A literatura tem demonstrado que programas de formação adequados ao transporte do doente em estado crítico, podem trazer enormes benefícios para a melhoria da performance dos enfermeiros (Salt, et al. 2018). No entanto, é necessário mais investigação sobre a utilização da simulação de alta-fidelidade (SAF) no processo de formação profissional contínua dos enfermeiros, no transporte do doente em estado crítico. O estudo tem como objetivo, avaliar a efetividade de um programa de formação de SAF na performance e satisfação dos enfermeiros no transporte do doente em estado crítico. Trata-se de um estudo quasi-experimental, com desenho antes-após com grupo único, numa amostra por conveniência de 22 enfermeiros a desempenhar funções num serviço de Urgência Polivalente de um Hospital Português.

Foram aplicados vários instrumentos de colheita de dados:

questionário de caracterização sociodemográfica/profissional; grelha de avaliação/observação da performance clínica na via aérea e ventilação e escala de satisfação com as experiências clínicas simuladas. A análise descritiva e inferencial desenvolveu-se com recurso ao software Statistical Package for the Social Sciences, versão 22.0. A amostra é maioritariamente constituída por mulheres (72.7%) com uma média de idades de 32,95 anos, tempo de exercício profissional 9,49 anos e em média com 5,38 anos de experiência no serviço de urgência. Os resultados demonstraram uma melhoria significativa da performance clínica dos enfermeiros após participação no programa de formação SAF (Z = -4,01; p<0,001) bem como na avaliação inicial da situação do cenário (parar a viatura) (Z = -4,472; p<0,001). Os participantes demonstraram-se bastante satisfeitos ??=9,21 (0-10) com o programa de formação com recurso à SAF. A evidência gerada com o estudo, revela que a simulação de alta-fidelidade apresenta uma influência positiva na performance clínica e satisfação dos enfermeiros, constituindo-se como um bom método de ensino-aprendizagem em processos de formação profissional contínua.