Promoção da saúde mental materna perinatal: Da evidência científica à construção de um protótipo de intervenção em cuidados de saúde primários

Publication year: 2020

Enquadramento Teórico/ Problemática: Os processos que envolvem a transição para a maternidade, presentes em todo o período perinatal, são bastante complexos, abrangendo um conjunto de dimensões experienciadas pela mulher, do ponto de vista biológico, psicológico e social, com significados muito relevantes para a saúde mental materna, com impactos na saúde da mulher e da criança e no sistema familiar e social. O presente estudo surge da necessidade de aprofundar a compreensão destes aspetos, no sentido de desenvolver uma resposta de saúde direcionada para a promoção da saúde mental materna em CSP, para uma prática baseada na evidência e no âmbito da ESMP.

Objetivos:

Descrever as vivências emocionais maternas no período perinatal de grávidas e mães em pós-parto até aos 12 meses, bem como, as percecionadas pelos seus companheiros e profissionais de saúde em contexto de CSP; Compreender os fatores de risco e protetores para a saúde mental materna perinatal, percecionados pelas grávidas, mães em pós-parto até aos 12 meses, seus companheiros e profissionais de saúde em contexto de CSP; Construír protótipo de intervenção para a promoção da saúde mental materna, em contexto de CSP e no âmbito da ESMP.

Metodologia:

Estudo com uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo.

Compreendeu uma colheita de dados através de três focus groups:

Grávidas e companheiros; Mães e companheiros com bebés até 12 meses e Profissionais de Saúde, num total de 29 participantes da área de abrangência da UCC de Abrantes, num processo de amostragem por conveniência. Os dados foram transcritos e analisados por meio de análise temática indutiva, com recurso ao NVivo 12. Cumpridos pressupostos éticos.

Resultados:

Da análise de dados, emergiram quatro dimensões e suas categorias: 1) Vivências emocionais maternas, com 9 categorias, com destaque para a ansiedade, medos, aumento da sensibilidade e fragilidade e desilusão e tristeza relacionada com o parto; 2) Fatores de risco percecionados para a saúde mental materna, com 31 categorias, com destaque para crenças erróneas, caraterísticas desfavoráveis da personalidade materna, privação do sono, falta ou fraco suporte do companheiro, vivência negativa da imagem corporal e as práticas dos profissionais de saúde percecionadas como dificultadoras; 3) Fatores protetores percecionados para a saúde mental materna, com 12 categorias, com destaque para o apoio e a presença do pai/companheiro em todo o processo, uma boa rede de suporte familiar, as competências maternas, a frequência de cursos de preparação para o parto e as práticas dos profissionais de saúde percecionadas como facilitadoras e 4) Sugestões Curso Promoção da Saúde Mental Materna, com 26 categorias, cujas áreas temáticas em destaque: a transição para a maternidade e os seus significados, alterações emocionais no período perinatal, estratégias e autocuidados em SM materna, gestão de expectativas e treino de competências na transição para a parentalidade.

Conclusões:

Neste estudo é evidenciada a relevância da SMMP e do papel da ESMP nesta área, sublinhando a necessidade de construção de práticas assentes na evidência científica. O modelo do Protótipo proposto surge da síntese de resultados do nosso estudo e de evidências encontradas na literatura de programas de SM Materna. As áreas temáticas que emergiram visam a aquisição de competências na transição para a maternidade, a promoção da literacia em saúde mental materna, a promoção dos fatores protetores e a minimização/controle dos fatores de risco para a saúde mental materna. Destaque para a recomendação do curso ocorrer em contexto comunitário e em equipa multidisciplinar e da necessidade de formação e treino dos profissionais de saúde, nesta área