Publication year: 2012
Este estudo teve como objetivos:
analisar o conceito de Espiritualidade a partir da Teoria do Cuidado Transpessoal proposta por Jean Watson e Discutir a(s) relação(ções) entre Experiências da Consciência (Espirituais), nos campos de interação denominados pela teorista de 'Momento Presente, 'Campo Fenomenológico' e 'Ocasião real de Cuidado. O método utilizado se tratou da Análise de Clarificação de Conceito, proposto por Wilson. As seguintes etapas foram seguidas:
1. Isolar as questões de conceito; 2. Encontrar as respostas certas; 3. Casos Modelo; 4. Casos Contrários; 5. Casos Relacionados; 6. Casos de Difícil Diagnóstico; 7. Casos Inventados; 8. O Contexto Social; 9. Anseios Basilares; 10. Resultados Práticos e 11. Resultados na Linguagem. As questões norteadoras para análise foram:
a) Qual a natureza da Espiritualidade no Cuidado Transpessoal? e b) Espiritualidade se difere de Materialidade nas relações de cuidado, uma vez que a primeira exigiria diferentes níveis de interação para que uma dimensão mais sutil pudesse ser acessada?. Executadas as etapas metodológicas este estudo conclui que:
na Teoria do Cuidado Humano a Espiritualidade é concebida como o Mundo do Expírito, experenciado através de um campo fenomenológico de interação entre dois Seres caracterizado pela ocorrência de Experiências da Consciência (ou espirituais). Na Teoria do Cuidado Humano os antecedentes para Espiritualidade foram:
Alma/Espírito, caracterizado por: Imortalidade, Imaterialidade, Essência, Auto Conhecimento, Consciência e Energia Criativa; Individualidade, configurada por Alma/Espírito e Transcendência física, mental e emocional e, por fim, Experiências da Consciência, indicada por: Intuição, Experiência Espiritual / Sobrenatural / Metafísica / Mística. Os atributos encontrados para acessar à dimensão espiritual foram os dez Clinical Caritas Process.Também verificou-se que o Processo Interacional Paciente-Profissional é direcionado a partir da triade: Mente-Corpo-Espírito onde os resultados esperados estão relacionados à ocorrência de Ocasião Real de Cuidado, percebida pela Conexão a partir das Histórias de Vida, Dilatação da Percepção do Campo Fenomênico, Rupturas na relação espaço-tempo, culminando na Transpessoalidade e Processo de Cuidado Humano, evidenciado pelo Contato Profundo com o Outro e Consigo, Uso de Linguagem Pertinente para Descrever a Experiência Vivida e, por fim, Sistematização do Plano de Cuidados a Partir dos Dados Obtidos da Experiência.