Desenvolvimento da competência liderança de enfermeiros no ambiente hospitalar: efeitos de um processo de coaching integrativo
Publication year: 2020
A liderança é uma competência que precisa ser desenvolvida durante a vida acadêmica e aprimorada ao longo da carreira profissional dos enfermeiros, propiciada pelas organizações de saúde ou pela busca individual planejada. O processo de coaching integrativo pode contribuir para o desenvolvimento da competência liderança e ocorre por meio de sessões com interação colaborativa, estimulando as potencialidades dos profissionais, o autodesenvolvimento e o autoconhecimento.
Objetivo:
analisar a competência liderança exercida por enfermeiros que atuam no ambiente hospitalar antes e após um processo de coaching integrativo.Método:
estudo misto incorporado, por meio de um estudo quase experimental (QUANT), e coleta de dados qualitativos de forma complementar (qual). A primeira etapa (antes) consistiu na aplicação do Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança (QUAPEEL) para 46 enfermeiros e do Questionário de Percepção do Técnico/Auxiliar de Enfermagem do Exercício da Liderança (QUEPTAEEL) para 157 auxiliares e técnicos de enfermagem de um hospital do Sul do Brasil. Em seguida, realizou-se a intervenção, por meio de um processo de coaching integrativo, com enfermeiros selecionados pelas respostas dos questionários. A segunda etapa (após) ocorreu três meses após a intervenção e incluiu a aplicação dos mesmos questionários para os oito enfermeiros que completaram a intervenção, e com 36 auxiliares e técnicos de enfermagem de suas equipes. Realizou-se também uma entrevista semiestruturada com esses enfermeiros. Os resultados quantitativos foram processados por meio do software Statistica versão 7.0 e analisados por estatística descritiva e analítica. As entrevistas foram transcritas e analisadas pela análise de conteúdo, com apoio do software MAXQDA.Resultados:
Na primeira etapa, identificou-se dificuldade na comunicação, e enfermeiros que não se autopercebiam como líderes. Após a intervenção, com o processo de coaching integrativo, as respostas dos questionários e das entrevistas mostraram que os oito enfermeiros passaram a se perceber como líderes, que desenvolveram habilidades e modificaram atitudes que levaram a uma liderança mais efetiva. O escore da avaliação da prática da liderança passou de uma média de 79 (DP=4.84) para 84,38 (DP=5.66) na percepção dos enfermeiros, e de uma média de 73,69 (DP=23.03) para 81,92 (DP=19.75) na percepção dos auxiliares e técnicos de enfermagem. Na análise qualitativa, evidenciou-se melhor prática da liderança com as categorias: Comunicação efetiva; Interação com o supervisor; Desenvolvimento de vínculo e confiança com a equipe; Autoconhecimento e autodesenvolvimento para a melhor prática da liderança.Considerações Finais:
o processo de coaching integrativo proporcionou o desenvolvimento da competência liderança entre enfermeiros assistenciais. Estes profissionais, que antes demonstravam dificuldade na comunicação com a equipe, que por vezes apresentavam medo de experienciar atitudes novas para o enfrentamento e resolução das situações adversas, tornaramse encorajados, obtiveram melhor autoconhecimento e, por meio deste, desenvolveram habilidades e atitudes que implicaram em uma liderança mais reconhecida pela equipe e por eles mesmos.
Leadership is a competence that needs to be developed during the academic life, and refined along nurses' professional career, fostered by health organizations or planned individual search. The integrative coaching process takes place with sessions of collaborative interaction, and may contribute to the development of the leadership competence, encouraging professionals' potentialities, their selfdevelopment and self-knowledge.