Conhecimento sobre suporte básico de vida em estudantes do ensino superior de ciências da saúde
Publication year: 2020
O Suporte Básico de Vida (SBV) constituiu um conjunto de manobras com o objetivo de melhorar a sobrevivência da paragem cardiorrespiratória. Na área das ciências da saúde, os estudantes de hoje serão os profissionais de amanhã e os seus conhecimentos em reanimação são cruciais.
Objetivos:
Avaliar os conhecimentos sobre SBV em estudantes do ensino superior que frequentam ciclo de estudos de licenciatura na área das ciências da saúde e procurar associações entre o nível de conhecimentos e outras variáveis de contexto socioeducativo.Métodos:
Estudo descritivo e analítico de natureza transversal. Os dados foram coletados numa instituição de ensino superior de ciências da saúde, por meio de um questionário construído de acordo com a literatura e as guidelines 2015 do Conselho Europeu de Ressuscitação.Resultados:
A amostra incluiu 683 estudantes (21,01±2,65 anos), distribuídos por 5 licenciaturas na área das ciências da saúde. A maioria (57,0%) referiu ter feito formação em SBV em alguma fase das suas vidas, maioritariamente (n= 212) na escola que frequentam. Numa escala de 0 a 20 obteve-se um score médio de conhecimentos de 11,79±3,84 pontos. Os conhecimentos eram independentes do sexo e do facto dos estudantes terem prestado socorro a alguém em risco de vida (p > 0,05). O nível de conhecimentos foi mais elevado nos estudantes de 3º e 4º ano e nos estudantes das licenciaturas de enfermagem e gerontologia (p <0,05). A autoconfiança para realizar manobras de SBV e terem frequentado formação na área influenciou significativamente o nível de conhecimentos dos estudantes (p <0,05). Os participantes que já tinham frequentado unidades curriculares onde se ministram conteúdos de SBV apresentavam também maior conhecimento (p <0,05). A grande maioria dos estudantes (98,1%) manifestou interesse ou necessidade de adquirir mais formação em reanimação.Conclusão:
O conhecimento sobre o SBV na população pode melhorar os resultados da paragem cardiorrespiratória, devendo os jovens desenvolver competências nesta área, aumentando a formação no âmbito escolar, designadamente em instituições de ensino superior.
Basic life support (BLS) is a group of maneuvers that constitute a fundamental tool to improve the results of cardiorespiratory arrest. In the area of health sciences, today's students will be tomorrow's professionals and their knowledge of resuscitation is crucial.