Cuidar a pessoa dependente no domicílio: o papel do enfermeiro de família
Publication year: 2020
Cuidar uma pessoa com dependência no domicílio constituí um ato de manutenção/promoção de um bom nível de independência e autonomia. Os Enfermeiros de Família (EF) são os prestadores de cuidados, que têm como finalidade o alcance de um potencial de saúde para todos, dentro de uma estratégia fundamental que consiste no reforço dos cuidados de saúde destinados à família.
Com os objetivos de:
conhecer o perfil do enfermeiro de família das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) da cidade de Bragança; identificar os cuidados prestados e as dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros durante o acompanhamento à família com pessoa dependente, bem como as principais estratégias utilizadas para a resolução dos problemas identificados. Recorreu-se à metodologia qualitativa através de um estudo de cariz fenomenológico, mediante entrevista semiestruturada. Foram entrevistados dezasseis EF que desenvolvem a sua atividade nas UCSP anteriormente referidas. O conteúdo das entrevistas foi analisado através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Dos resultados obtidos realçam-se os cuidados prestados às pessoas dependentes (promoção do autocuidado e autonomia, tratamentos, colheita de espécimens para análises, cuidados preventivos, apoio psicológico e emocional) e à família (encaminhamento para outros profissionais/instituições; apoio psicológico, técnico, informacional, social e emocional; educação para a saúde; treino para aquisição de competências para o cuidado e promoção da autonomia). Das dificuldades identificadas realçam-se as relacionadas com a gestão de recursos, condições familiares (distância geográfica, literacia em saúde da família, aceitação da dependência, condições habitacionais, questões laborais) e com os recursos comunitários. Para a resolução dos problemas identificados os enfermeiros utilizam diferentes tipos de estratégias como a capacitação familiar; a adequação dos cuidados às capacidades e recursos familiares, oferta de ajudas técnicas, e relação de empatia com base na comunicação. Recorrem ainda à referenciação dos utentes para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, à articulação com estruturas da comunidade colaboração entre os enfermeiros da equipa, planeamento, aumento do número de visitações domiciliárias e atualização de conhecimentos. Conclui-se que, mediante o conhecimento do real papel do EF, das principais dificuldades vivenciadas e das estratégias comumente utilizadas para a sua resolução, será possível colocar em relevo a importância deste profissional de saúde na promoção, manutenção e restauração da saúde da família em geral, e de cada um dos seus membros em particular.
Caring for a person with dependency at home consists of an act of maintaining / promoting a good level of independence and autonomy. Family Nurses (EF) are health care providers, who have access to health potential for all, within a fundamental strategy that consists of strengthening health care applied to the family.