Prevenção de lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho
Publication year: 2020
A preocupação do controlo das Lesões Músculo-esqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT), as soluções que as eliminem ou minimizem, surge na procura da melhoria da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
Objetivo:
Avaliar o efeito de um programa de exercício físico em contexto de trabalho na prevenção e redução de sintomas músculo-esqueléticos.Métodos:
Estudo exploratório, realizado numa amostra de 48 indivíduos em atividade laboral. A recolha de dados foi efetuada usando o Questionário Nórdico Músculo-Esquelético que foi aplicado antes e após a implementação de um programa de intervenção.Resultados:
Estudou-se uma amostra de 48 indivíduos dos quais 44 (92%) são do sexo feminino e 4 (8%) são do sexo masculino e a média de idade é de 48 anos. Verificou-se que tanto as respostas afirmativas á questão “teve algum problema nos últimos 7 dias” como a intensidade de dor identificada em cada zona diminuíram do 1º momento para o 2º momento. No momento antes evidenciamos que as zonas mais afetadas com níveis de dor mais elevados foi o pescoço (3,65%), o ombro (3,4%), punhos e mãos (2.92%) e região lombar (3,85%). As ancas e coxas (1,88%) e joelhos (1,7%) ainda que com valores mais baixos também foram referidos. O momento após houve uma diminuição da intensidade da dor nas zonas referidas que ficaram como relevantes o pescoço (1,87%), o ombro (2,15%), punhos e mãos (1,75%) e região lombar (3,21%) como a região que menos diferença teve entre o 1º e 2º momento.Conclusão:
Os resultados obtidos indicam que o programa de intervenção teve um impacto positivo na redução da dor. Este facto demostra a importância da intervenção especializada nos locais de trabalho para minimizar ou prevenir as LMERT.
The concern with controlling Work-related Musculoskeletal Injuries (WMSD) and the solutions that eliminate or minimize them, arises in the search for improving the health and quality of life of workers.