Tradução, adaptação transcultural e validação do questionário Comprehensive Score for Financial Toxicity (COST) para a cultura brasileira
Publication year: 2021
Este estudo está inserido na linha de pesquisa o Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem, e integra o Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto da Universidade Federal do Paraná.
Introdução:
a toxicidade financeira é um efeito colateral do tratamento oncológico, que descreve o ônus financeiro experimentado pelo paciente com câncer, o qual tem dificuldade para custear o tratamento e os custos decorrentes da doença. O questionário COmprehensive Score for Financial Toxicity foi desenvolvido e validado para mensurar a toxicidade financeira dos pacientes com câncer.Objetivo:
traduzir, adaptar transculturalmente e validar o questionário COmprehensive Score for Financial Toxicity para a cultura brasileira.Método:
pesquisa metodológica dividida em duas etapas: a primeira, denominada tradução e adaptação transcultural, utilizou o referencial metodológico do grupo Functional Assessment of Chronic Illness Therapy, e a segunda, validação das propriedades psicométricas, foi realizada de acordo com o referencial de Pasquali. A primeira etapa foi concluída em julho de 2018, e a segunda foi realizada entre setembro de 2018 e janeiro de 2020. Participaram da primeira etapa, quatro tradutores, dois profissionais de saúde e 15 pacientes com diagnóstico de câncer no pré-teste, e da segunda etapa, 126 pacientes com câncer. Quarenta e três (43) pacientes realizaram tratamento em instituição privada e 83 em instituição pública no sul do Brasil. Para a etapa de validação, foi realizada o coeficiente Alfa de Cronbach para verificação da consistência interna, a análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória.Resultados:
a participação dos tradutores, desenvolvedores e especialistas conferiu a validade de conteúdo do questionário. O coeficiente alfa de Cronbach, encontrado no pré-teste, foi de 0,83. As Análises fatorial exploratória e confirmatória revelaram que o questionário COmprehensive Score for Financial Toxicity, versão brasileira, mede um único construto, ou seja, a toxicidade financeira com valor de - ??2/????= 179,78, CFI=0,00, PGFI= 0,302, RMSEA=1,196 e Pclose=0,000. O alfa de Cronbach da segunda etapa foi de 0,815. Ao realizar a comparação do escore entre as amostras, foi possível constatar que a amostra da instituição privada possui escore 24,02 e a amostra da instituição pública, escore 16,33, indicando que aqueles que possuem plano privado de saúde, tem menor toxicidade financeira (p=0,001).Conclusão:
o questionário COmprehensive Score for Financial Toxicity é válido e confiável para mensurar a toxicidade financeira dos pacientes com câncer no Brasil.
This study is included in the research line the Process of Caring for Health and Nursing and is part of the Multiprofessional Research Group on Adult Health at the Federal University of Paraná.