Efeito de um plano de exercícios na plataforma wii no equilíbrio da pessoa com paralisia cerebral

Publication year: 2019

A Paralisia Cerebral resulta de uma anomalia ou lesão não-progressiva das vias motoras ocorrida no cérebro em desenvolvimento. As manifestações clínicas surgem ao longo do tempo e uma das que afeta a sua qualidade de vida é a alteração do equilíbrio. A plataforma Nintendo Wii, por ser de fácil utilização e apresentar uma grande oferta de jogos, foi integrada em programas de reabilitação em pessoas com deficiências físicas e disfunções neuromotoras podendo ser utilizada para melhorar o equilíbrio das pessoas com Paralisia Cerebral, melhorando assim a sua qualidade de vida. Foi realizado um estudo quasi-experimental com o objetivo de avaliar o efeito de um programa de exercícios na plataforma Wii na melhoria do equilíbrio da pessoa com Paralisia Cerebral. Foi utilizado um formulário para caraterização sociodemográfica, a Escala de Equilíbrio de Berg, o Timed Up and Go e feita a avaliação do centro de gravidade na Balance Board da Nintendo Wii. A intervenção foi realizada durante 2 meses na plataforma Wii com 2 sessões por semana com duração de 30 minutos. Participaram no estudo 21 pessoas com Paralisia Cerebral com média de idade de 35 anos das quais 67% são homens. A maioria (12) não sabe ler nem escrever, 38,1% são obesos e 23,8% têm sobrepeso. Os resultados da aplicação da Escala de Equilíbrio de Berg mostra que 2 pessoas mantiveram a pontuação máxima, uma pessoa desceu ligeiramente e 18 pessoas registaram um aumento da pontuação após a intervenção. Quanto ao centro de gravidade 61,9% (13) melhoraram e no Timed Up and Go também houve uma melhoria significativa passando de 9.4 segundos inicialmente para 6.5 segundos no final da intervenção. Conclui-se que houve uma melhoria significativa no equilíbrio das pessoas com Paralisia Cerebral que participaram no estudo.
Cerebral Palsy results from an anomaly or non-progressive motor pathway injury in the developing brain. Clinical manifestations arise over time and one of those that affects their quality of life is the altered balance. The Nintendo Wii platform for being easy to use and presenting a large range of games was integrated into rehabilitation programs for people with physical disabilities and neuromotor dysfunctions and can be used to improve the balance of people with Cerebral Palsy thus improving their quality of life. A quasi-experimental study was carried out to evaluate the effect of an exercise program on the Wii platform in improving the balance of the person with Cerebral Palsy. We used a form for sociodemographic characterization, the balance scale of Berg, the Timed Up and Go and the evaluation of the center of gravity on the Balance Board of Nintendo Wii for balance assessment. The intervention was performed for 2 months on the Wii platform with 2 sessions per week lasting 30 minutes. The study involved 21 people with a mean age of 35 years, 67% of whom were men. Most (12) do not know how to read or write and 38.1% are obese and 23.8% are overweight. The results of the balance scale of Berg application show that 2 people maintained the maximum score, 1 person went down slightly and 18 people registered an increase in the score after the intervention. Regarding the center of gravity, 61.9% (13) improved and in the Timed Up and Go test there was also a significant improvement from 9.4 seconds initially to 6.5 seconds at the end of the intervention. It was concluded that there was a significant improvement in the balance of the people with Cerebral Palsy who participated in the study.