Treino orientado para a tarefa em doentes com AVC. Um modelo de intervenção em reabilitação
Publication year: 2019
A reabilitação tem como fim ajudar a pessoa com deficiência a alcançar a máxima independência a nível físico, cognitivo, emocional, comunicativo e social após um acidente vascular cerebral (AVC). O treino orientado para a tarefa (TOT) constitui um modelo utilizado e recomendado em reabilitação.
Este modelo de intervenção assenta em alguns pressupostos fundamentais:
alcançar objectivos funcionais através de intervenções orientadas para a realização de uma tarefa com significado para a pessoa, promover o desenvolvimento de respostas motoras relacionadas com tarefas quotidianas, de forma progressiva e desafiante, desenvolvendo a capacidade adaptativa da pessoa. Objectivo – Averiguar se existe evidência de melhoria nas actividades de vida diária (AVD) nos doentes com AVC utilizando o TOT. Metodologia – Revisão sistemática da literatura com consulta de bases de dados científicas através da EBSCO e pesquisa de referências cruzadas. Foram encontrados 67 artigos dos quais foram excluídos 45 após leitura do resumo e 17 após leitura integral do texto. Resultados – Foram selecionados 5 artigos para análise, 80% indicam uma melhoria da autonomia na realização das AVD com a utilização do TOT. Esta intervenção foi utilizada em diversas fases após o AVC, segundo a evidência, sugerindo um efeito positivo inclusive na fase crónica. Foram utilizadas diferentes componentes do TOT, nomeadamente treino de tarefas de AVD e treino em circuito.A nível dos instrumentos de avaliação das AVD foram utilizados diferentes escalas:
Índice de Barthel e Índice de Barthel modificado, Medida de Independência Funcional, Escala de impacto do AVC versão 3.0 e a Nottingham Extended ADL Scale. Conclusão – Efectivamente o TOT tem um efeito positivo na promoção da autonomia nas AVD nos doentes com AVC. Constatou-se que existe uma concorrência no sentido positivo entre a melhoria no desempenho das AVD e a nível do equilíbrio. O TOT apresenta diferentes componentes com a respectiva especificidade de treino, não se centrando apenas nas AVD, ainda assim com efeito positivo nas mesmas. A utilização de diferentes patamares de progressão estimula claramente a capacidade adaptativa da pessoa e o feedback da evolução é imediato.
Rehabilitation aims to help people with disabilities achieve maximum physical, cognitive, emotional, communicative and social independence after a stroke. Task-oriented training is a used and recommended model in rehabilitation.