A dimensão da espiritualidade do doente em fim de vida
Publication year: 2019
A dimensão espiritual uma vertente da existência humana tornando-se o núcleo central da sua identidade, abrangendo a relação consigo mesmo, com os outros, com um Ser Supremo (Deus), ou a Vida ou a Natureza e com o ambiente na sua globalidade. A espiritualidade abrange sentimentos, significados e propósitos para a existência do homem ao longo do seu percurso de vida. A dimensão da importância no apoio aos doentes, sobretudo em fase terminal, para efetivarem a sua derradeira caminhada.
Objetivo:
estudar a importância da dimensão da espiritualidade do doente em fim de vida.Metodologia:
estudo qualitativo, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) em que foram abordados 25 estudos.Resultados:
Os profissionais de saúde reconhecem o cuidado espiritual como primordial no doente em fim de vida e de abordagem necessária. No entanto referem dificuldades, chegando mesmo a evita-lo por meio da comunicação. São apontados como entraves ao mesmo cuidado a influência das suas próprias crenças, a falta de preparação, a falta de tempo ou privacidade. Chegando mesmo a atribuir este cuidado à jurisdição de outros profissionais.Conclusão:
A espiritualidade ajuda o doente a reconhecer a possibilidade de morte assumindo-a como parte integrante da sua existência. Os doentes e família esperam dos profissionais da área da saúde que esta dimensão do ser humano seja abordada com profissionalismo, levando à constatação de que as relações entre espiritualidade e cuidados de saúde estão na ordem do dia das pesquisas nesta área do conhecimento.
La dimensión espiritual es una vertiente de la existencia humana que se convierte en el núcleo central de su identidad, abarcando la relación consigo mismo, con los demás, con un Ser Supremo (Dios), con la Vida o la Naturaleza y con el ambiente en su totalidad. La espiritualidad abarca sentimientos, significados y propósitos para la existencia del hombre a lo largo de su recorrido de vida. La dimensión de la espiritualidad es de gran importancia en el apoyo a los enfermos, sobre todo en fases terminales a efectuar su última caminata.