A pessoa na consulta de cessação tabágica: papel do enfermeiro de reabilitação
Publication year: 2020
O tabagismo é um problema de saúde pública, a nível nacional e internacional, com altas taxas de mortalidade decorrentes das doenças relacionadas com o consumo de tabaco, nomeadamente, doenças respiratórias crónicas, neoplasias, transtornos de ansiedade e depressão. Na abordagem à pessoa fumadora, há necessidade de identificar os anos de consumo do tabaco, as comorbilidades, hábitos de prática de atividade física, número de cigarros que fuma, a gravidade da dependência de nicotina e a motivação para deixar de fumar, sendo que o plano de enfermagem de reabilitação visa atuar sobre estas variáveis influenciando o êxito para a pessoa cessar de fumar.
Objetivos:
Avaliar os efeitos de um programa de intervenção em enfermagem de reabilitação respiratória, na pessoa fumadora a frequentar uma consulta de cessação tabágica.Método:
Estudo quantitativo, quase-experimental, de grupo único. A amostra é constituída por 30 pessoas a frequentar a consulta de cessação tabágica.Instrumentos de colheita de dados:
atitudes terapêuticas e intervenções de enfermagem e o uso de escalas: Borg, HADS, Fagerstrӧm e Richmond. O programa foi efetuado em duas consultas presenciais e uma terceira consulta de reforço, por telefone. Na análise inferencial recorremos ao teste de McNemar e ao teste t de Student e, para a análise da consistência interna das escalas ao alfa de Cronbach.Resultados:
A maioria das pessoas fumadoras do estudo, tinham idades compreendidas entre os 18 e os 77 anos, eram do sexo masculino, fumavam em média há cerca de 36 anos, tinham expetoração (86,7%), dificuldade em expelir essas secreções (86,7%) e 60,0% referiu não ter conhecimentos dos malefícios do tabaco.Os antecedentes patológicos com maior prevalência foram:
doenças respiratórias, como a DPOC e asma (67,9%), depressão, ansiedade e carcinoma (14,3% cada). As hipóteses relativas ao aumento da prática de exercício físico, diminuição da: dispneia, número de cigarros, ansiedade, depressão e dependência da nicotina, foram confirmadas. A hipótese relacionada com a motivação para deixar de fumar não foi confirmada.Conclusão:
A implementação do Programa de Reabilitação Respiratória, pelo Enfermeiro de Reabilitação, à pessoa na consulta de cessação tabágica, revelou benefícios baseados nos problemas reais e potenciais das pessoas fumadoras, trazendo assim ganhos em saúde.
Smoking is a public health problem, both nationally and internationally, with high mortality rates from tobacco-related diseases, including chronic respiratory diseases, neoplasms, anxiety disorders and depression. In the approach to the smoking person, there is a need to identify the number of years of tobacco consumption, comorbidities, physical activity habits, number of cigarettes smoked, the seriousness of nicotine dependence and the motivation to quit smoking.