Satisfação profissional dos enfermeiros em unidades de AVC

Publication year: 2017

A satisfação profissional tem sido ao longo dos anos um tópico de interesse crescente para os que se preocupam com a qualidade de vida no trabalho e com o sucesso organizacional, podendo repercutir-se nas relações e interações com os outros membros da equipa, com os utentes e com a comunidade melhorando as condições de eficácia, de eficiência e de pertinência do trabalho perspetivado. A satisfação profissional dos enfermeiros é um indicador de qualidade dos cuidados prestados aos doentes. Como tal, a sua avaliação contribui para incrementar um bom ambiente na prática e bem-estar dos profissionais.

Objetivo:

Avaliar a satisfação profissional dos enfermeiros que trabalham nas Unidades de AVC de Macedo de Cavaleiros e de Vila Real.

Método:

estudo quantitativo descritivo transversal, com recurso a uma amostra não probabilística. A amostra é constituída por 29 enfermeiros que exercem funções nas Unidades de AVC de Macedo de Cavaleiros e de Vila Real. Recorreu-se ao instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional (IASP) para avaliar o grau de satisfação profissional dos enfermeiros das unidades referidas.

Resultados:

os enfermeiros que revelaram maior satisfação profissional global pertencem à unidade hospitalar de Macedo de Cavaleiros.

Conclusões:

os enfermeiros estão tendencialmente insatisfeitos com os seus vencimentos, sendo que aqueles que referiram ter horário por turnos, e um vínculo no quadro do pessoal, demonstraram estar mais satisfeitos.
Job satisfaction has been over the years a topic of growing interest for those concerned with quality of life at work and with organizational success, and can have repercussions on relationships and interactions with other team members, with pacients and with the community improving the conditions of effectiveness, efficiency and relevance of the prospective work. Nurses professional satisfaction is an indicator of the quality of care provided to patients. As such, its evaluation contributes to enhancing a good environment in the practice and well-being of professionals.

Objective:

Evaluate the professional satisfaction of the nurses working in the Stroke Units of Macedo de Cavaleiros and Vila Real.

Method:

descriptive Cross-sectional quantitative study using a non-probabilistic sample. The sample consists of 29 nurses who work in the Stroke Units of Macedo de Cavaleiros and Vila Real. The instrument of Evaluation of Professional Satisfaction (IASP) was used to evaluate the degree of professional satisfaction of the nurses of the mentioned units.

Results:

the nurses who showed the greatest overall professional satisfaction belong to the hospital unit of Macedo de Cavaleiros.

Conclusions:

nurses tend to be dissatisfied with their salaries, and those who reported having a shift schedule, a staff bond, were more satisfied.