Fatores associados às lombalgias em adolescentes de uma escola secundária
Publication year: 2017
A lombalgia é o conjunto de afeções dolorosas que acometem a coluna lombar devido à presença de alguma anormalidade nessa região. Constituem um “problema de saúde pública” nas sociedades desenvolvidas, que se inicia durante a adolescência. Várias são as razões de sua ocorrência.
Objetivo:
Identificar os fatores associados às lombalgias nos adolescentes da Escola Secundária Emídio Garcia de Bragança.Metodologia:
Estudo descritivo e correlacional, de caracter transversal, realizado numa amostra constituída por 108 participantes, com idades entre os 15 e os 21 anos. Os inquiridos foram avaliados num só momento, onde se aplicaram um questionário, instrumentos e testes específicos para a avaliação das variáveis antropométricas e uma grelha de observação para a avaliação postural sentada em sala de aula e para a verificação da forma de transporte do material escolar.Resultados:
A dor lombar sentida pelos alunos em estudo é estatisticamente independente: do tipo de ensino (p=0,999), do sexo (p=0,407), da faixa etária (p=0,210), do ano de escolaridade (p=0,671), da forma de transporte do material escolar (p=0,999), do peso do material escolar (p=0,057), da prática de desporto fora da escola (p=0,599), do tipo de desporto praticado (p=0,178), do tempo semanal dedicado à prática desportiva (p=0,708), do tempo diário e da posição frente ao computador (p=0,573 e p=0,145, respetivamente), do tempo diário e da posição frente à televisão (p=0,644 e p=0,809, respetivamente), do IMC (p=0,342) e dos resultados do Teste de Adams (p=0,999). Conclui-se que a dor lombar estava estatisticamente associada ao nível de gordura corporal apresentada pelos alunos, pois foram estes que apresentaram queixas de dor lombar em número superior.Conclusão:
Apenas a gordura corporal emerge como fator associado à lombalgia neste estudo. Nos outros fatores estudados não se encontrou associação estatisticamente significativa.
Low back pain is the set of painful affections that affect the lumbar spine due to the presence of some abnormality in this region. They constitute a “public health issue” in developed societies, which begins during adolescence. There are several reasons for its occurrence.