Indicadores de qualidade nos processos assistenciais de saúde prestados à pessoa idosa vulnerável em Cuidados de Saúde Primários: tradução e adaptação transcultural do ACOVE-3 (Assessing Care of Vulnerable Elders) no contexto português
Publication year: 2020
O presente estudo assume como relevância o cenário demográfico português nas últimas décadas, condição que exerce um forte impacto económico-social, particularmente, na sustentabilidade do SNS. Se considerar a senescência como uma etapa de vulnerabilidade, frequentemente são rastreáveis situações clínicas suscetíveis de prevenção/intervenção. Neste ponto, evidencia-se a atenção para o conjunto de indicadores CSP, com listagem de 365 métricas de desempenho, destas, apenas 4 se remetem para processos de qualidade na gestão saúde no idoso. Reconhece-se a importância de, na prática clínica e na relação direta com o idoso, se incrementar e reforçar, pelo recurso a indicadores de desempenho, a cultura de qualidade nas equipas de saúde. A este nível, distintos artigos de investigação realçam o ACOVE (conjunto amplo de indicadores) como um instrumento que promove o acesso da pessoa idosa a processos assistenciais com qualidade. Como principais objetivos do estudo destacam-se: i) adaptar transculturalmente o ACOVE-3, do inglês americano para o contexto português, ajustado ao nível de intervenção dos CSP; ii) apresentar a construção e validação de indicadores de processo que respondam, face ao hiato concetual identificado no ACOVE-3, à avaliação da dimensão de equidade no acesso do idoso aos cuidados de saúde; e iii) analisar a perceção de valor reconhecida pelos profissionais de saúde do ACES Cávado III, perante o recurso do ACOVE-3. Na sua estrutura metodológica, opta-se por um desenho exploratório/qualitativo/aplicado, com a participação de dois painéis de peritos (essencial ao processo de equivalência semântica do instrumento) e de profissionais de saúde (no processo de validação qualitativa – análise do potencial de adesão). Para efeitos conclusivos, salienta-se a ampla aceitabilidade do instrumento pelos distintos painéis, vigorando um perfil fundamental científico, o de confiabilidade do mesmo. Na análise dos profissionais de saúde, demonstra-se: a dificuldade expressa na objetivação/enunciação clara das condições clínicas que traduzem vulnerabilidade no idoso (aumenta o risco de iatrogenia); a tomada de consciência, de preocupação perante o facto dos atuais IQ não permitirem orientar as equipas de saúde para a necessidade de uma avaliação integral da pessoa; a necessidade de se incluírem mais métricas, que associadas ao IQ existentes, contribuam para a avaliação do desempenho das equipas na Gestão da Saúde do Idoso; o reconhecimento do ACOVE-3 como um instrumento/fator estratégico de valor, capaz incrementar qualidade ao processo de cuidados.
This study takes as its relevance the portuguese demographic scenario in the last decades, a condition that has a strong economic and social impact, particularly on the sustainability of the NHS. If we consider senescence as a stage of vulnerability, clinical situations susceptible to prevention/intervention are often traceable. At this point, attention is drawn to the set of PHC indicators, with a list of 365 performance metrics, of which only 4 refer to quality processes in health management in the elderly. It is recognized the importance of, in clinical practice and in the direct relationship with the elderly, to increase and strengthen, through the use of performance indicators, the culture of quality in health teams. At this level, different research articles highlight ACOVE (broad set of indicators) as an instrument that promotes the access of the elderly to quality care processes.