Prevenção da úlcera por pressão: contributos da enfermagem de reabilitação
Publication year: 2019
A prevenção da úlcera por pressão tem assumido uma importância significativa, como forma de reduzir o impacto negativo quer no doente, quer no custo dos cuidados de saúde.
A úlcera por pressão é um indicador da qualidade dos cuidados e da segurança do doente e a sua prevenção é indicada como um dos objetivos estratégicos delineados pelo Ministério da Saúde Objetivos:
Contribuir para a melhoria dos cuidados de enfermagem na área da prevenção da úlcera por pressão numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente.Metodologia:
Trata-se de um trabalho de projeto. No diagnóstico de situação realizamos um estudo quantitativo, descritivo e observacional. Os dados foram colhidos junto de 32 enfermeiros a quem foi aplicado um questionário que inclui uma parte que permite a caracterização sociodemográfica e socioprofissional da população, bem como avaliar as atitudes (através da Attitude Towards Pressure Ulcers Instrument) e os conhecimentos dos enfermeiros (através da Escala Pressure Ulcers Knowledge Assessment Tool). Foram observadas as práticas dos enfermeiros recorrendo a uma grelha de observação.Resultados:
As atitudes dos enfermeiros são positivas na dimensão “Importância”, “Confiança na eficácia”, “Responsabilidade” e “Competências Pessoais”. A atitude menos positiva verificou-se na dimensão “Obstáculos/Barreiras” que impedem uma prevenção eficaz da UP. A avaliação dos conhecimentos dos enfermeiros na área da “avaliação de risco”, “nutrição”, e “etiologia da UP” obteve resultados positivos. No entanto, no presente estudo foi possível evidenciar que existe um déficit de conhecimentos sobre as guidelines na área da prevenção da UP, mais acentuados na área “quantidade de pressão e forças de torção”, “classificação e observação da UP”, e na “duração da pressão e das forças de torção”. De acordo com estes resultados, foram definidos os objetivos do projeto e planeadas as atividades: Ação de formação – Prevenção de UP em Cuidados Intensivos; Ação de formação – Posicionar para Prevenir; Ação de sensibilização – STOP UP e Monitorização da implementação das boas práticas na prevenção de UP.Conclusão:
A ação de formação – Prevenção de UP em Cuidados Intensivos, foi realizada em março de 2019 e os resultados do seu impacto imediato revelam um elevado nível de satisfação dos participantes com a ação, mencionando terem melhorado os seus conhecimentos. A atividade Monitorização da implementação das boas práticas na prevenção de UP, foi iniciada em maio e os primeiros resultados indicam práticas de cuidados mais coerentes com o preconizado nas guidelines. A reavaliação das atitudes e conhecimentos dos enfermeiros participantes através dos questionários utilizados na fase de diagnóstico será efetuada em novembro, sendo que avaliação final do projeto será efetuada um ano após a sua implementação, através dos resultados da monitorização da implementação das boas práticas e a avaliação da taxa de incidência de UP.
Pressure ulcer prevention has assumed a significant importance as a way to reduce the negative impact on the patient but also on the cost of health care. Pressure ulcer is an indicator of the quality of patient care and safety and its prevention is indicated as one of the strategic goals outlined by the Ministry of Health.