Publication year: 2019
Introdução:
As Lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT) constituem, atualmente, um problema mundial, com implicações a nível socioeconómico e da saúde dos indivíduos. Os músicos representam também um grupo profissional muito específico e suscetível de desenvolver uma lesão músculo-esquelética (LME), pelas características específicas da sua atividade musical. Os jovens músicos para responderem as expetativas exigentes das demandas musicais, encontram-se muitas vezes susceptíveis aos mais diversos tipos de lesões, derivado do grande esforço físico e mental. Neste contexto, o objetivo do estudo pretende identificar quais os fatores de risco major que se associam aos diferentes perfis de lesão músculo-esquelética em estudantes de música. Metodologia:
Optou-se pela elaboração de uma revisão sistemática da literatura seguindo os princípios propostos pelo Cochrane Handbook. A pesquisa do corpus dos estudos realizou-se nas bases de dados PubMed, Embase, Ebsco, B-On e Scielo, pesquisando-se estudos publicados entre Janeiro de 2007 e Julho de 2018. Os estudos foram avaliados por dois investigadores, de forma independente, respeitando os critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. O corpus da revisão ficou assim constituído após avaliação metodológica por 6 artigos. Resultados:
Os resultados dos estudos demonstram uma prevalência de LME significativa e muito equipara aos músicos profissionais. O perfil de lesão mais comumente apresentado nos diversos estudos foi a Dor. Os fatores de risco major identificados, em termos individuais, foram idade jovem e género feminino; de ordem física, as posturas corporais não ergonómicas, a elevada repetição de movimentos e excesso de tensão muscular; e de ordem organizacional/ psicossocial, o nº e tipo de instrumentos executados, o tempo de estudo excessivo, a não realização de pausas durante a prática, a não realização de atividade física nem de exercícios específicos para a prática de um instrumento musical, falta de literacia em saúde, assim como stress. Conclusões:
Os resultados obtidos evidenciam a necessidade da implementação de programas de prevenção de LME em escolas de música, de modo a minimizar a sintomatologia do perfil de lesão mais descrito e modificar os fatores de risco identificados, onde a intervenção do enfermeiro de reabilitação, em articulação com as equipas multidisciplinares, por certo terá um papel fundamental.
Introduction:
Repetitive Strain Injuries currently constitute a global problem in the workplace with individual socio-economic and health implications. Musicians also represent a very specific professional group, susceptible to develop a Repetitive Strain Injury, due to the specific characteristics of their musical activity. In order to respond to the demanding expectations of musical tasks, the young musicians are often susceptible to the most diverse types of injuries, derived from the great physical and mental effort. In this context, the objective of the study intends to identify which major risk factors are associated with the different profiles of the Playing-Related Musculoskeletal disorders in music students. Methodology:
We opted for the elaboration of a systematic review of the literature following the principles proposed by the Cochrane Handbook. The corpus’ study was carried out in the databases PubMed, Embase, Ebsco, B-On And Scielo, the research studies were published between January of 2007 and July of 2018. The studies were independently evaluated by two researchers, respecting the previously established inclusion and exclusion criteria. The corpus of the review was thus constituted after methodological evaluation by six articles. Results:
The results of the studies show a significant prevalence of Repetitive Strain Injuries, very similar to what is observed in professional musicians. The lesion profile most commonly presented in the various studies was pain. The major risk factors identified, in individual terms, were the young age and the female gender; of physical order such as nonergonomic body postures, high repetition of movements and excess of elevated muscular tension; and organizational/psycho-social order, number and type of instruments performed, time of excessive study, failure to perform pauses during practice, non-performance of physical activity and specific exercises for the practice of a musical instrument, lack of Health literacy, as well as stress. Conclusions:
The results evidenced the need for the implementation of programs for the prevention of musculoskeletal injury in music schools, in order to minimize the symptomatology of the most described lesion profile and to modify the identified risk factors, where the intervention of the rehabilitation nurse, in conjunction with the multi-disciplinary teams, will certainly have a fundamental role.