Sobrecarga, ajuda e emoção expressa em familiares de doentes com Esquizofrenia
Publication year: 2016
A esquizofrenia é uma doença mental grave e crónica que pelas suas características leva a um aumento da sobrecarga dos seus familiares, tanto a subjetiva como a objetiva. Muitos familiares apresentam também uma emoção expressa elevada.
Objetivos:
Avaliar a sobrecarga familiar (objetiva e subjetiva), a ajuda recebida e a emoção expressa (atitudes positivas/criticismo) e a ajuda recebida dos familiares de doentes com esquizofrenia.Métodos:
Trata-se de um estudo transversal, observacional e analítico, de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 35 familiares de doentes com o diagnóstico de esquizofrenia pertencentes ao Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Baixo Vouga, E.P.E., tendo sido utilizado o método de amostragem por conveniência. Foi aplicado à amostra em estudo um questionário de dados sociodemográficos e o Questionário de Problemas Familiares (validado para a população portuguesa por Miguel Xavier e Caldas de Almeida em 2002).Resultados:
A amostra em estudo é constituída maioritariamente por familiares do género feminino (54,3%), casados (68,6%), grau de parentesco pai/mãe (60%), habilitações literárias 2º ciclo (40%), empregados (40%) e com contato com o doente após diagnóstico de esquizofrenia há mais de 10 anos (57,1%). No que respeita ao Questionário de Problemas Familiares, a média obtida na sobrecarga objetiva foi de 1,99, sobrecarga subjetiva foi de 2,35, atitudes positivas de 2,34, criticismo de 1,71. A ajuda recebida foi de 2,33. Comparadas estas dimensões tendo em conta o tempo de contacto com o doente não se obtiveram diferenças estatisticamente significativas.Conclusão:
Após análise dos resultados obtidos podemos concluir que existe sobrecarga familiar na amostra em estudo. Em relação à ajuda recebida esta é maior quando há apoio por parte dos enfermeiros. Assim, torna-se necessária a implementação de intervenções que reduzam a sobrecarga familiar e o enfermeiro de família deve ter um papel ativo.
Schizophrenia is a serious and chronic mental illness that, due to its characteristics, leads to an increase in the family burden, both subjective and objective. Many family members also have a high express emotion.