Efeitos de um programa pré-operatório de reeducação funcional respiratória, no doente submetido a cirurgia abdominal programada
Publication year: 2015
As alterações da função respiratória associadas à cirurgia abdominal, têm sido estudadas e descritas por vários autores, mantendo-se o consenso de que o êxito da reeducação funcional respiratória (RFR), em contexto cirúrgico, depende em grande parte da existência de um treino pré-operatório. A RFR na pessoa que vai ser submetida a cirurgia tem como principal objetivo a prevenção ou correção de complicações no pós-operatório. O objetivo da presente investigação é verificar a influência de um programa pré-operatório de RFR no doente submetido a cirurgia abdominal programada no serviço de cirurgia da unidade de Bragança, da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE). Realizou-se um estudo de natureza quantitativa, quase-experimental e transversal.
A amostra de 50 indivíduos foi dividida em dois grupos:
controlo e intervenção. Os indivíduos que integraram o grupo de intervenção foram submetidos de forma voluntária a um programa de reeducação funcional respiratória na fase pré-operatória. A colheita de dados foi efetuada mediante o preenchimento do instrumento de recolha de dados, em três momentos distintos: pré-operatório, pós-operatório imediato e às 48 horas de pós-operatório. Na amostra global, 54% dos indivíduos eram do género feminino. A idade variou entre 22 e 88 anos, com média global 61,8 anos. Quanto ao diagnóstico, na amostra global, registaram-se 36% de neoplasias uterinas, 24% outra patologia abdominal, 22% neoplasia intestinal, 14% neoplasia gástrica e 4% com patologias das vias biliares. Relativamente a hospitalizações anteriores, a maioria dos inquiridos respondeu afirmativamente (84%). Apenas 6 (12%) dos inquiridos sofrem de algum tipo de patologia respiratória e relativamente a hábitos tabágicos, estes estão presentes em 4 (8%) inquiridos. Dos principais resultados destaca-se que o programa pré-operatório de RFR diminuiu os níveis de ansiedade, diminuiu o nível de dor, e contribuiu para a estabilidade da frequência cardíaca (FC) e da frequência respiratória (FR), mas não teve efeitos na tensão arterial sistólica (TAS) e tensão arterial diastólica (TAD), saturação periférica de O2 (Sat. O2) e pico de fluxo expiratório (PFE).
The alterations of the respiration function associated to the abdominal surgery, have been studied and discribed by different authors, keeping the consensus that the success respiration functional re-education in surgical context, depend largely of the existence of a presurgical training. The respiration functional re-education of the person that is going to be submitted to a surgery has as its main goal the prevention or correction of complications in the post surgery. The objective of the present investigation it´s to verify the influence of a presurgical programme of respiration functional re-education, in the patient submitted to a programmed abdominal surgery in the surgery service of the Bragança unit, of Northeast Health Local Unit (ULSNE).It was performed a study of quantitative nature, almost experimental and transversal.