Reabilitação e transplante cardíaco: revisão sistemática da literatura
Publication year: 2015
O transplante cardíaco (TC) é uma alternativa para as pessoas com doenças cardiovasculares refratárias, contudo acarreta diversas alterações físicas e psíquicas, sendo a reabilitação cardíaca uma opção terapêutica neste contexto. Com o aumento crescente desta população torna-se necessário que a reabilitação cardíaca seja implementada com uma fundamentação aprofundada dos seus ganhos.
Objetivo:
Identificar as intervenções de reabilitação adequadas à pessoa submetida a transplante cardíaco e os ganhos em saúde decorrentes dos programas de reabilitação.Metodologia:
Foi efetuada pesquisa nas bases de dados CINAHL Plus with Full Text; MEDLINE with Full Text; MedicLatina; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; British Nursing Index; Cochrane Database of Systematic Reviews e Academic Search Complete (via EBSCO), com as palavras-chave “Heart Transplant or cardiac transplant, rehabilitation, exercise”. A pesquisa incluiu artigos em português, inglês e espanhol publicados desde janeiro de 1999. Os artigos selecionados foram revistos no que diz respeito à metodologia e aos critérios de elegibilidade. Durante a fase de revisão e aplicação dos critérios de inclusão e avaliação crítica foram selecionados 28 artigos de um total de 21.806.Resultados:
Dos 28 artigos analisados é evidente a influência que o transplante cardíaco tem sobre a vida da pessoa e também a relação indubitável entre a reabilitação/exercício e o TC. A reabilitação melhora as alterações físicas e psíquicas decorrentes do transplante cardíaco, em variáveis como competência cronotrópica, alterações neuroendócrinas, níveis de ansiedade e depressão, entre outros. Esta pode ser implementada em diferentes meios e nas suas distintas fases. Na avaliação dos artigos percebe-se que todas as dimensões da pessoa transplantada cardíaca, sejam elas intrínsecas e/ou extrínsecas, são alvo de intervenção da reabilitação com impacto traduzido em ganhos em saúde, sendo um indicador de resultado major a melhoria da qualidade de vida.Conclusões:
A reabilitação no doente transplantado cardíaco conduz a ganhos em saúde como, benefícios fisiológicos, funcionais e sobretudo ao nível da qualidade de vida, devendo ser incrementado o seu uso.
Cardiac transplant (CT) is an alternative for people with refractory heart disease that brings many physical and psychological changes and the cardiac rehabilitation is a therapeutic option in this context. With the increasing of this population it is necessary that the cardiac rehabilitation is implemented with an in-depth support of its gains.