Vivências da Vinculação Pai-Filho
Publication year: 2019
O papel de pai encontra-se em permanente transformação sendo cada vez mais ativo na dinâmica da tríade mãe, pai e recém-nascido. O envolvimento emocional entre o pai e o seu filho é influenciado por diferentes variáveis sendo o Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia (EESMO) um elemento facilitador no processo de transição para a parentalidade.
Objetivo:
Descrever o processo de vinculação pai-filho no seu início de vida; e descrever a perspetiva do pai sobre a intervenção do EESMO durante a gravidez até à saída da maternidade.Metodologia:
Desenhou-se um estudo qualitativo do tipo exploratório e descritivo. Os participantes são pais pela primeira vez que acompanham a sua mulher, estão presentes no momento do parto e durante o internamento de puérperas num hospital da região norte. O método de colheita de dados foi a entrevista semiestruturada e para a análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo segundo Bardin (2016).Resultados:
Dos achados emergiu o significado de vinculação como a criação de laços e de uma ligação consistente, um processo de transição dinâmico com sentimento de segurança e bem-estar, um comportamento inato e que leva a própria realização pessoal. Dos momentos marcantes no processo de vinculação surgiram a notícia da gravidez, a presença na ecografia, a perceção dos movimentos fetais e o nascimento. Como fatores facilitadores emergiram a gravidez desejada, a perceção dos movimentos fetais, a ecografia, o cortar do cordão umbilical, o envolvimento do pai na gravidez e nos cuidados ao recém-nascido, a perceção das competências de interação do recém-nascido e os laços familiares e do casal. Como fatores dificultadores identificaram a escassa capacidade de interação do recém-nascido, a atividade laboral, o medo e a insegurança, o ser pai pela primeira vez e a condição biológica de género. Quanto à intervenção do EESMO na vinculação, na perspetiva do pai, o enfermeiro informa e orienta, garante ambiente seguro e potencia o processo de transição à parentalidade.Conclusões:
a transição para a parentalidade e a vinculação, são processos que decorrem desde antes da gravidez, sendo influenciados pelas experiências de vida, pelas expetativas criadas e pelo envolvimento, exigindo investimento dos pais. Os EESMO são um importante recurso na otimização e facilitação deste processo enquanto recurso de informação, apoio e orientação.
The role of the father is in a permanent change as he becomes more and more active in the triad mother, father and new-born. The emotional involvement between the father and the child is influenced by several variables, being very beneficial the role of the Nursing Specialist in Maternal and Obstetric Health.