Relatório de Estágio de Natureza Profissional: Transição para a paternidade: contributos da intervenção do Enfermeiro Especialista
Publication year: 2019
O estágio de natureza profissional visa a aquisição e desenvolvimento de competências para a obtenção do título de mestre e especialista em enfermagem de saúde materna, obstétrica e ginecológica. Desenvolveram-se ainda conhecimentos e competências no âmbito da transição para a paternidade, através da realização de uma intervenção.
OBJETIVOS:
Desenvolver competências na prestação de cuidados de enfermagem especializados em saúde materna, obstétrica à mulher na gravidez e durante o trabalho de parto e promover a transição para a paternidade.METODOLOGIA:
Realizada prestação de cuidados de enfermagem especializados, baseados nos pressupostos teóricos de Meleis e Mercer à mulher inserida na família e na comunidade durante os períodos pré-natal, trabalho de parto e pós-natal, promovendo o bem-estar materno-fetal e a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina, bem como a transição para a parentalidade. Foi implementada uma intervenção dirigida aos pais participantes no curso de preparação para o parto e para a parentalidade.RESULTADOS:
O desenvolvimento de competências técnico científicas em cuidados especializados em enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Da intervenção os pais identificaram as principais alterações fisiológicas do homem durante a gravidez da companheira, o seu papel no trabalho de parto e parto da companheira e consideraram pertinente a existência de uma intervenção dirigida aos pais.CONCLUSÕES:
No estágio atingiu-se os objetivos delineados, no que concerne à prestação de cuidados especializados à mulher inserida na família e comunidade. O enfermeiro especialista assume um papel determinante na transição para a paternidade, a adaptação do pai à gravidez da companheira e no momento do parto.
The internship of professional nature, in order to meet development of competences and the personal goals and guidelines established by the Council of Nurses and the European community to obtain a master's degree and the midwifery specialization. Knowledge and skills were also developed in the context of promoting through the application of an intervention.