Avaliação funcional e nutricional em pacientes idosos do foro cirúrgico
Publication year: 2017
O processo de envelhecimento implica declínio funcional, muitas vezes exacerbado por inúmeros fatores de risco como a desnutrição associada à doença.
Objetivo:
Avaliar a capacidade funcional e o estado nutricional em pacientes com mais de 65 anos admitidos num serviço de cirurgia geral.Metodologia:
Estudo de caráter descritivo e correlacional, transversal, numa abordagem quantitativa que incluiu 89 idosos hospitalizados. A capacidade funcional foi avaliada recorrendo ao Índice de Barthel e à escala de Lawton & Brody. A força de preensão manual foi avaliada por dinamometria e o estado nutricional recorrendo ao Mini Nutritional Assessment Short-Form (MNA-SF).Resultados:
Os utentes apresentavam em média 78 (± 6,9) anos. Os valores do Barthel correlacionam-se de forma positiva, com os valores do MNA-SF (R=0,400; p=0,000). Conclusões semelhantes são observadas entre a Escala de Lawton & Brody e o MNA-SF (R=0,280; p=0,009). Obtiveram-se ainda correlações estatisticamente significativas entre as pontuações do Barthel e as variáveis força de preensão manual (R=0,460; p=0,000), IMC (R=0,250; p=0,018) e idade (R=-0,570; p=0,000).Conclusão:
A capacidade funcional correlacionou-se com a idade, força de preensão manual e estado nutricional. É fundamental que a avaliação da capacidade funcional do idoso hospitalizado seja feita o mais precocemente possível, no sentido de se delinearem estratégias individualizadas ao nível nutricional e da funcionalidade global, que visem prevenir e/ou corrigir défices, para encurtar os tempos de internamento e promover qualidade de vida.
The aging process implies functional decline, often exacerbated by numerous risk factors such as malnutrition associated with the disease.