Violência no namoro: estudo com adolescentes de uma Escola Secundária de Bragança
Publication year: 2017
A violência no namoro tem vindo a ser assumida como um fenómeno preocupante. No sentido de analisar a violência no namoro, comportamentos e atitudes que legitimam essa violência em adolescentes, foi conduzido um estudo descritivo, analítico, quantitativo e transversal com 180 alunos de ambos os sexos, do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos (M=16,13; Dp=0,893).
Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário constituído por três partes:
questionário sociodemográfico, Inventário de Conflitos nas Relações de Namoro entre Adolescentes (CADRI) e Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN). Os principais resultados descritivos e inferenciais mostraram uma maior presença da violência emocional e verbal (M=3,03; DP=3,003), embora os adolescentes consideram fazer uso de estratégias de resolução de conflitos no namoro não abusivas. As diversas formas de violência estudadas mostraram-se influenciadas pelo sexo (p≤0,01), idade (p≤0,01) e ano de escolaridade (p≤0,01). Foram encontradas relações positivas significativas entre o consumo de drogas (p≤0,05) e de álcool (p≤0,01), o envolvimento em comportamentos de risco (p≤0,01), vitimização prévia no namoro (p≤0,01) e conhecimento de violência no namoro no grupo de pares (p≤0,01) com os comportamentos de violência. Os resultados mostraram também atitudes de legitimação da violência masculina e feminina, influenciada pelo sexo (p≤0,01), consumo de tabaco (p≤0,05) e de outras drogas (p≤0,05), envolvimento em comportamentos de risco (p≤0,01), vitimização prévia no namoro (p≤0,01) e o conhecimento da violência no namoro no grupo de pares (p≤0,01). A partir dos resultados foi possível identificarem-se modelos explicados das estratégias de resolução de conflitos abusivas, não abusivas e comportamentos violentos, bem como da legitimação das atitudes de violência física, psicológica e sexual masculina e das atitudes de violência psicológica e sexual feminina. Perante os resultados encontrados, investigações futuras devem ser conduzidas com o intuito de averiguar a realidade da violência no namoro nos adolescentes, como ponto de partida para intervenções que promovam a mudança de comportamentos e de legitimação de atitudes de violência.
Violence in dating has been taken as a worrying phenomenon. In order to analyze the violence in dating, behaviors and attitudes that legitimizes violence in adolescents, was conducted a descriptive, analytical, quantitative and transversal study, with 180 students of both sexes, attending the grouping of schools Abade de Baçal, in Bragança, aged between 15 and 18 years (M = 16.13; SD = 0.893).