A satisfação profissional dos enfermeiros de reabilitação
Publication year: 2015
Atendendo a que a satisfação profissional em enfermagem é um indicador da qualidade dos cuidados prestados aos utentes/doentes e da avaliação do desempenho das organizações que se encontram em fase de remodelação em Portugal, interessou-nos avaliar a Satisfação Profissional dos Enfermeiros de Reabilitação, de instituições públicas de uma região norte do país. O conceito de satisfação profissional que norteou a pesquisa está intrinsecamente relacionado com a forma como o indivíduo se sente no local de trabalho e com as características pessoais. Os objetivos deste estudo consistem em, conhecer os fatores condicionantes da satisfação dos enfermeiros de reabilitação, estudar a influência da área da prestação de cuidados na satisfação profissional dos enfermeiros de reabilitação e analisar a influência das características sociodemográficas e profissionais na perceção da satisfação profissional dos enfermeiros de reabilitação. Trata-se, pois, de um estudo quantitativo, do tipo exploratório, descritivo e correlacional. A população foi constituída por 60 enfermeiros a exercer funções em hospitais (47) e no ACES (13). Para avaliar o grau de satisfação profissional utilizamos o Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional (IASP 5ª versão). As perguntas abertas foram tratadas com recurso à análise de conteúdo, numa lógica de complementaridade entre o paradigma qualitativo e quantitativo. Na análise inferencial recorreu-se, ao teste t de Student ou Análise de Variância Unifactorial (ANOVA). Nas situações em que não estavam reunidas as condições necessárias foram usados os testes de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis. Verificou-se que não há diferenças significativas entre a satisfação profissional dos enfermeiros especialistas/enfermeiros especializados. As diferenças encontradas relacionam-se com o sexo dos participantes.
A escala onde se verificou diferença foi:
qualidade do local de trabalho (p =2,26), a subescala foi a política de recursos humanos (p=2,24) e a faceta foi a nível da coordenação (p=2,88). No que se refere ao local de trabalho, os participantes que prestam cuidados no âmbito dos cuidados de saúde primários mostraram maior satisfação Nas questões abertas, remuneração não adequada à função desempenhada, não reconhecimento do valor do trabalho, falta da visibilidade do trabalho do enfermeiro de reabilitação e o facto de se encontrar a prestar cuidados gerais foram alguns dos aspetos que se salientaram
Considering that professional satisfaction in nursing is an indicator of the quality of care provided to the patients, and of the assessment of the performance from the organizations that are currently in a remodeling stage in Portugal, it was our interest to assess the Professional Satisfaction of Rehabilitation Nurses, from public institutions in the Northern region of the country. The construct of professional satisfaction that guided this research is intrinsically related to the way the individual feels in his working place and to his personal characteristics.