Relatório de estágio de natureza profissional: contributos do modelo Primary Nursing na assistência à mulher, recém-nascido e família, durante o trabalho de parto e o período pós-parto
Publication year: 2015
O exercício profissional na área da enfermagem de especialidade em saúde materna, obstétrica e ginecológica, no contexto da realização de um estágio de natureza profissional, faculta a transição identitária e profissional, nos domínios da prestação de cuidados, da formação, da gestão e da investigação. Sendo a enfermagem uma disciplina centrada na relação interpessoal enfermeiro-utente, a prestação de cuidados de enfermagem sob o modelo primary nursing potencia o estabelecimento de uma relação estreita enfermeiro-utente.
OBJETIVOS:
Desenvolver competências na prestação de cuidados especializados de enfermagem em saúde materna, obstétrica e ginecológica. Conhecer os contributos da prestação de cuidados de enfermagem segundo o modelo primary nursing na assistência à mulher, recém-nascido e família, em obstetrícia.METODOLOGIA:
A prestação de cuidados de enfermagem especializados à mulher, recém-nascido e família, pautou-se pelos pressupostos teóricos de Virginia Henderson, Lydia Hall, Imogene King, Jean Watson e Patricia Benner. Foi aplicado o modelo primary nursing procurando-se conhecer os seus contributos, através da realização de uma entrevista semiestruturada às mulheres, à data da alta.RESULTADOS:
Prestaram-se cuidados a 111 mulheres/recém-nascidos/conviventes significativos, durante o trabalho de parto, tendo sido executados 44 partos eutócicos. Colaborou-se, ainda, na realização de nove partos por ventosa e um parto de apresentação pélvica. A seis mulheres foram prestados cuidados de acordo com os pressupostos do modelo primary nursing tendo sido reconhecida, pelas mesmas, a receção de um conjunto diversificado de ações de enfermagem. Verificou-se, ainda, a perceção, pelas mulheres, de algumas vantagens outorgadas ao modelo primary nursing como a receção de cuidados individualizados e a continuidade de cuidados.CONCLUSÕES:
A realização de um estágio de natureza profissional permitiu a integração de conhecimentos na área da saúde materna e obstetrícia, oferecendo capacidade para a tomada de decisão fundamentada. Desenvolveram-se competências necessárias à vigilância do trabalho de parto, implementação de técnicas de parto adequadas e vigilância do período pós-parto, executando intervenções seguras e de qualidade. Considera-se terem sido obtidas evidências da utilidade da aplicação do modelo primary nursing na prática de cuidados em obstetrícia, na assistência prestada à mulher, recém-nascido, convivente significativo e família.
The professional practice in nursing specialty in maternal, obstetric and gynaecology health, in the context of the completion of a professional training, provides the professional and identity transition in the areas of care, training, management and research. Being nursing a subject focused on the interpersonal relationship nurse-user, the provision of nursing care according to the primary nursing model encourages that type of a close relationship nurse-user.