Perceção do estado de saúde da população idosa do Alto Minho
Publication year: 2015
Este estudo teve como objetivo avaliar o estado de saúde da população idosa do Alto Minho de forma a contribuir para o planeamento em saúde e emerge do projeto “Estado de Saúde e Atividade Física da População Idosa do Alto Minho”, financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto «PTDC/DTP-DES/0209/2012». Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo. A amostra foi constituída por 1341 idosos (68.9% mulheres e 31,1% homens), com média de idades de 78.90 ± 6.17anos e representativos dos 10 concelhos do distrito. Foram identificados com auxílio das redes sociais e parceiros locais de cada concelho. O instrumento de recolha de informação para obtenção da perceção do estado de saúde foi a versão portuguesa do Questionário de Estado de Saúde (SF36v2), tendo-se complementado com um questionário sociodemográfico e informação através de um sistema de informação geográfica.
Resultados:
existem diferenças na perceção do estado de saúde entre os concelhos, com destaque para Paredes de Coura e Viana do Castelo que apresentam os melhores resultados, e Ponte de Lima e Ponte da Barca os resultados mais baixos. O sexo masculino apresenta uma perceção de saúde superior ao sexo feminino, para todos os domínios da perceção de saúde. Os idosos casados expuseram melhor estado de saúde com exceção do desempenho físico. Os idosos na faixa etária dos 80-89 apresentaram uma perceção de saúde inferior aos dos eus colegas 70-79 e mais de 90. A atividade física influencia positivamente a perceção do estado de saúde desta população. As pessoas que habitam em locais predominantemente urbanos apresentam melhor perceção de saúde, melhor desempenho físico e emocional, a dor tem menos preponderância na sua vida e apresentam melhor bem-estar psicológico. Os idosos que habitam em locais predominantemente rurais apresentam melhor função física, função social e bem-estar (vitalidade, energia). Os idosos que se encontram localizados no Litoral e Vale do Minho parecem referir melhor perceção do estado de saúde que os do interior do distrito e do Vale do Lima. Relativamente à distância da própria residência à Unidade de Saúde e Hospital de referência, salienta-se que quanto maior esta for, pior desempenho emocional e maior interferência da dor na vida dos idosos.Conclusões:
a perceção do estado de saúde apresentou globalmente valores positivos. Salienta-se o excesso de peso da população idosa que conduz a limitações físicas, degradação do bem-estar físico e psicológico. A atividade física parece contribuir para uma melhor perceção do estado de saúde (físico, social e emocional). A distância à Unidade de Saúde e Hospital de referência afetam o desempenho emocional e dor nos idosos. Nesta realidade para a população idosa do Alto Minho, devem ser criadas políticas de saúde que promovam ações de melhoria da perceção do estado de saúde.
El objetivo de este estudio es evaluar la salud de la población de edad avanzada de Alto Minho, a fin de contribuir a la planificación de la salud. Emerge del proyecto "La salud relacionada con la edad y el físico de estado de actividad en Ancianos", financiado por los fondos FEDER a través de los factores de competitividad Programa Operativo - COMPETIR y Fondos Nacionales a través de la FCT - Fundación para la Ciencia y Tecnología en el marco del proyecto "PTDC / DTP DES / 0209/2012 '. Se trata de un estudio transversal, cuantitativo y descriptivo. La muestra es de 1.341 ancianos (68,9% mujeres y 31,1% hombres) con una edad media de 78,90 ± 6.17anos y representante de los 10 municipios de la comarca. Fueron identificados con la ayuda de las redes sociales y los socios locales en cada condado. El instrumento de recolección de datos para obtener la percepción del estado de salud fue la versión en portugués del Cuestionario de Estado de Salud (SF36v2) y se complementa con un cuestionario sociodemográfico y la información a través de un sistema de información geográfica.