Doente com AVC: ganhos na qualidade de vida após intervenção do enfermeiro de reabilitação
Publication year: 2015
O acidente vascular cerebral representa uma das principais causas de mortalidade e morbilidade a nível mundial, tendo grande repercussão na qualidade de vida dos doentes. A enfermagem de reabilitação assume por isso grande importância, pois contribuí para ajudar o doente a readquirir capacidades perdidas e a tornar-se mais autónomo. Tendo presente esta realidade, considerámos importante realizar um estudo com o tema: “Doente com AVC: ganhos na qualidade de vida após intervenção do enfermeiro de reabilitação”, visando conhecer de que forma o enfermeiro de reabilitação influência a qualidade de vida do doente após o Acidente Vascular Cerebral, de modo a contribuir para uma melhor intervenção neste domínio.
Definimos como objetivos específicos:
Avaliar o nível de qualidade de vida dos doentes acometidos por AVC no momento da alta da Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação; avaliar o nível da qualidade de vida dos doentes acometidos por AVC, 2 meses após alta e sujeitos à intervenção do enfermeiro de reabilitação no domicílio; identificar a influência das varáveis sociodemográficas (género, idade, estado civil e habilitações literárias) na qualidade de vida no doente com AVC e por fim conhecer a perceção dos doentes que sofreram AVC, relativamente à intervenção do enfermeiro de reabilitação na manutenção/recuperação da qualidade de vida no doente com AVC. Trata-se de um estudo misto, predominantemente quantitativo, correlacional e longitudinal, sendo a amostra constituída por 51 indivíduos de ambos os sexos.Os instrumentos utilizados foram:
o questionário sociodemográfico, elaborado para o efeito, e a Escala de Qualidade de Vida Específica para Doentes com AVC (Malheiro [et. al.], 2009). Os resultados revelaram que os sujeitos da amostra possuem uma média de idade de 76 anos, na sua maioria mulheres (66.7%), casados ou em união de facto (54.9%) e com o 4º ano de escolaridade (49%). Relativamente ao contributo das variáveis sociodemográficas para a qualidade de vida nos doentes após AVC, verificou-se que a variável idade influencia negativamente a qualidade de vida nos domínios: Energia, Papel Familiar, Disposição, Papel Social, Mobilidade, Força Membro Superior e Trabalho/Produtividade; a variável habilitações literárias influencia positivamente a qualidade de vida nos domínios Energia, Disposição, Papel Social, Capacidade Mental, Linguagem, Mobilidade, Força Membro Superior, Trabalho/Produtividade e Autocuidados. As variáveis género e estado civil não influenciam nenhum dos domínios da qualidade de vida e os domínios Personalidade e Visão não são influenciados por nenhuma das variáveis estudadas.Relativamente à perceção dos doentes sobre a importância do enfermeiro de reabilitação concluímos que 48 individuos consideram que o enfermeiro de reabiltação foi importante para melhorar a sua qualidade de vida na medida em que este promoveu a manutenção e a reeducação funcional:
motora, sensitiva, cognitiva, sistema cardiorrespiratório, da alimentação e eliminação (vesical e intestinal). O estudo mostra que a intervenção do enfermeiro de reabilitação contribui para uma melhoria da qualidade de vida e sugere-se o desenvolvimento de outros estudos no sentido de reforçar estes resultados.
A cerebrovascular accident (CVA), also known as stroke, represents one of the main causes of mortality and morbidity worldwide, having great impact on the quality of life of patients. Rehabilitation nursing is extremely important as it contributes to the recovery of lost abilities and the independence of these patients. Therefore, we have considered important to conduct a study based on the subject: “Patient with a cerebrovascular accident: gains in quality of life after the intervention of the rehabilitation nurse " with the purpose of understanding the effects of rehabilitation nursing in the quality of life of patients who have suffered a Cerebrovascular Accident, and thus contribute to a better intervention on this subject.