Bola de pilates e música no trabalho de parto: uma intervenção em cuidados especializados
Publication year: 2014
A prestação de cuidados especializados em saúde materna e obstetrícia requer a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de competências específicas que foram adquiridas com a realização do estágio. Foram também desenvolvidos conhecimentos e competências na utilização de métodos não farmacológicos de alívio da dor/desconforto no trabalho de parto, especificamente a bola de pilates e a audição musical.
OBJECTIVOS:
Desenvolver competências na prestação de cuidados de enfermagem especializados em saúde materna e obstetrícia e compreender as vivências experienciadas pela parturiente com a utilização da bola de pilates e audição musical no trabalho de parto.METODOLOGIA:
Foram prestados cuidados de enfermagem especializados, baseados nos pressupostos teóricos de Watson e Neuman, à mulher inserida na família e comunidade nos quatro estadios do trabalho de parto, efetuando o parto em ambiente seguro, otimizando a sua saúde e do recém-nascido na sua adaptação à vida extrauterina. Após a intervenção com a utilização da bola de pilates e audição musical realizou-se a entrevista semiestruturada às parturientes, no quarto estadio do trabalho de parto, com tratamento de dados através da análise de conteúdo.RESULTADOS:
Realizou-se vigilância e acompanhamento a 83 parturientes/conviventes significativos nos diferentes estadios do trabalho de parto, prestaram-se cuidados durante e após o trabalho de parto e parto a 41 grávidas em situações de risco, participou-se ativamente em 9 partos eutócicos e realizaram-se 52 partos eutócicos. Como resultado da intervenção foram identificadas pelas parturientes as sensações de conforto e alívio da dor. Dos sentimentos identificados, destacam-se a calma, relaxamento, gestão de ansiedade/stress, liberdade de movimentos, confiança em si e abstração. As parturientes reconheceram, como aspetos positivos da intervenção, contributos para ela própria, para o convivente significativo e para o ambiente.CONCLUSÕES:
Os objetivos delineados, relativos à prestação de cuidados especializados em saúde materna e obstétrica, foram atingidos, contribuindo para a aquisição e desenvolvimento de competências, colmatando concomitantemente as necessidades relacionadas com o cumprimento da diretiva europeia. Face às vivências das parturientes, considera-se importante a utilização da bola de pilates e da audição musical, uma vez que foram identificadas sensações, sentimentos e contributos positivos com a implementação deste método
The provision of specialist care in obstetrics and maternal health requires the acquisition and development of a set of specific skills that were acquired with the completion of the internship. Non-pharmacological knowledge and skills in the use of pain relief/discomfort during labor methods, specifically pilates ball and music listening, were also developed.