Tecnologias educativas e entrevista motivacional breve para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil

Publication year: 2018

Estratégias educativas pautadas na autoeficácia podem contribuir no aumento da autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi analisar as tecnologias educativas, vídeo e cartilha, associadas à Entrevista Motivacional Breve (EMB) na autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil.

Estudo experimental com dois grupos:

vídeo mais EMB e cartilha mais EMB. Realizado em duas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da Regional V, Fortaleza/CE. A amostra foi composta por 122 mães de crianças menores de 5 anos de idade, sendo 61 em cada grupo de investigação.

A coleta de dados aconteceu em três fases:

na 1ª fase, na própria unidade, aplicaram-se a Escala de Autoeficácia Materna para prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) e o formulário socioeconômico, na 2ª fase, ainda na UAPS, foram realizadas as intervenções e aplicação da EAPDI nos dois grupos, na 3ª fase, o acompanhamento por telefone, com a escala e o formulário reduzido de investigação da diarreia, por dois meses. Foram calculadas as RCs e seus IC95%. Foram feitas as análises dos grupos contrastados, a comparação da eficácia entre os dois grupos pelos testes de qui-quadrado, razão de verossimilhança, t de Student, Mann-Whitney e regressão logística. Após as intervenções realizadas constatou-se um aumento nas médias dos escores de autoeficácia nos dois grupos. O grupo vídeo e EMB apresentou maior média na EAPDI (117,4 pontos) e o grupo cartilha e EMB obteve (116,9 pontos), no segundo mês após as estratégias educativas constatou-se um aumento significativo nos escores da EAPDI no grupo vídeo e EMB em relação ao grupo cartilha e EMB. Observou-se que antes da intervenção, os dois grupos, apresentaram autoeficácia elevada, sendo 39,3% das mães do grupo vídeo e EMB e 42,6% do grupo cartilha e EMB. Um mês após as intervenções houve um aumento da porcentagem das mães dos dois grupos com relação a autoeficácia elevada, sendo 78,4% do grupo vídeo e EMB, e 83% do grupo cartilha e EMB. Após dois meses de intervenções, observou-se que o níveis de autoeficacia elevada reduziram-se nos dois grupos, vídeo e EMB (74,5%) e cartilha e EMB (77,8%). Acerca da ocorrência da diarreia, em linha de base, observou-se que mais da metade das crianças de cada grupo teve diarreia (Grupo vídeo e EMB: 57,6% e Grupo cartilha e EMB: 55,7%). Ao longo dos dois meses após as intervenções nos dois grupos, identificou-se uma redução nos episódios diarreicos. No grupo vídeo e EMB 97,9% das mães afirmaram que seus filhos não tiveram diarreia e no grupo da cartilha e EMB 95,5% das mães também afirmaram que as crianças não apresentaram episódios diarreicos. Ao considerar a razão de chance de cada grupo, foi observado que, após dois meses da intervenção educativa, no grupo vídeo e EMB, as crianças tiveram menos chances de terem episódios diarreicos em comparação ao grupo cartilha e EMB. Conclui-se que tanto o vídeo quanto a cartilha, associados à EMB, foram eficazes para aumentar a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil e reduzir a ocorrência dos episódios diarreicos. (AU)