Adaptação trancultural e validação de instrumento de avaliação de trabalho em equipe: Team Climate Inventory no contexto da Atenção Primária à Saúde no Brasil
Cross cultural adaptation and validation of the instrument for evaluating teamwork Team Climate Inventory (TCI) in the Brazilian Primary Health Care context
Publication year: 2014
Na Atenção Primária em Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem a Estratégia Saúde da Família (ESF) como modelo estruturante, as práticas se organizam com base no trabalho em equipe. É necessário avaliar a efetividade das equipes para promover atenção integral às necessidades de saúde dos usuários e população e distinguir equipes efetivas e pseudo equipes. Na literatura internacional, identificam-se diversos instrumentos que mensuram trabalho em equipe, com destaque para o Team Climate Inventory (TCI) dos autores Neil Anderson e Michael West adaptado e validado em 11 países com bons resultados psicométricos.
A escala é composta por 38 itens distribuídos em quatro fatores:
participação na equipe, apoio para novas ideias, objetivos da equipe e orientação para as tarefas.Objetivos:
Realizar adaptação transcultural (ATC) do instrumento TCI para língua portuguesa falada no Brasil e validar a versão adaptada com trabalhadores de saúde da APS.Método:
A ATC seguiu as seguintes etapas: tradução, síntese, retrotradução, comitê com sete especialistas de APS e do método e pré-teste aplicado a 27 trabalhadores da APS. A validação foi realizada no município de Campinas-SP e participaram do estudo 497 profissionais da APS inseridos em 72 equipes (ESF e Saúde Bucal). A validade do construto foi analisada através do método confirmatório de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), utilizando-se o método de estimação Partial Least Squares Path Modeling (PLSPM) e a confiabilidade foi testada por meio do alfa de Cronbach e da confiabilidade composta.Utilizou-se o programa SPSS versão 20.0 para as análises descritivas, o software SmartPLS versão 2.0M3 para avaliação das propriedades psicométricas do instrumento e a validade convergente por correlação com a escala Occupation Stress Indicator (OSI) que mensura satisfação no trabalho.Resultados:
Na ATC o comitê de especialistas produziu a versão pré-final da escala em português aplicada para validação.Contudo problematizou dois aspectos:
a sobreposição dos itens 9, 10 e 12 do fator participação na equipe e o fator objetivos da equipe no tocante à sua definição na APS. A validação mostrou que não houve sobreposição dos itens acima referidos e que a confiabilidade da escala variou entre 0.92 a 0.94 para os quatro fatores. A análise fatorial confirmatória aferiu a adequação do modelo proposto pelos autores com a distribuição dos 38 itens nos quatros fatores e a medida da correlação entre clima de trabalho em equipe e satisfação no trabalho foi significativa, embora fraca.Conclusão:
A versão brasileira do TCI foi adaptada e validada no contexto de APS estudado, porém indica-se a aplicação da escala em outros cenários de APS do país, para análises de suas propriedades psicométricas. O TCI constitui uma ferramenta adequada para a avaliação do trabalho em equipe.
Primary Health Care (PHC), the Health Family Programme, work processes are organized in a teamwork basis. It is therefore needed to evaluate the effectiveness of teams to promote comprehensive responsiveness to users´ health needs and to be able to discriminate effective teams from pseudo-teams. The international literature describe different tools to measure teamwork, highlighting the Team Climate Inventory from Anderson and West, that was adapted and validated in 11 countries with good psychometric outcomes.