Relatório de estágio de natureza profissional
Publication year: 2014
A prestação de cuidados à mulher inserida na família e comunidade durante o trabalho de parto e parto e do recém-nascido na sua adaptação à vida extrauterina exige competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, conforme preconizado pela Ordem dos Enfermeiros. Neste sentido, adotaram-se os pressupostos do Processo de Enfermagem, do Modelo de Enfermagem Psicodinâmica de Hildegard Peplau e da pesquisa científica.
Objetivos:
Desenvolver competências para o exercício profissional do enfermeiro especialista em Saúde Materna e Obstetrícia; compreender a vivência da mulher relativamente à sua Imagem Corporal e Sexualidade face às Alterações Corporais da Gravidez. Com a concretização destes objetivos pretende-se contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional e para a mudança/inovação das práticas clínicas e a qualidade das mesmas.Metodologia:
Práticas em contexto de Cuidados de Saúde Hospitalares, no Complexo Hospitalar Universitário Insular Materno Infantil, em Las Palmas de Gran Canaria Espanha. Prestaram-se cuidados à mulher inserida na família e comunidade durante o trabalho de parto e parto, efetuando o parto num ambiente seguro, no sentido de otimizar a saúde da parturiente e do recém-nascido na sua adaptação à vida extrauterina; e estudo sobre a vivência da mulher relativamente à sua imagem corporal e sexualidade face às alterações corporais da gravidez, com recurso à narrativa, aplicada a doze parturientes primíparas, e respetiva análise de conteúdo das mesmas.Resultados:
Prestados cuidados a 85 parturientes de baixo risco e 44 de risco; executados 51 partos eutócicos; participação ativa em 17 partos distócicos; realizadas 9 episiotomias e 17 episiorrafias; realizadas 71 consultas de enfermagem; prestados cuidados a 85 puérperas/família, a 83 recém-nascidos saudáveis e 7 de risco. Do estudo realizado, os resultados mais evidentes ao nível da imagem corporal foram sentimentos de ambivalência, e relativamente à vivência da sexualidade manifestaram um comportamento sexual constrangedor. Apresentaram como expectativas para o período pós-parto a regressão de peso corporal e o retorno do padrão da sexualidade ao estado pré-gravídico.Conclusões:
O cuidar a mulher durante o trabalho de parto e parto apresentou contributos pela aquisição de competências relacionais e comunicacionais, cognitivas e técnicocientíficas, de identificação de necessidades/prioridades face à autonomia na tomada de decisão. Em relação à problemática em estudo, considera-se necessária maior intervenção do enfermeiro especialista em Saúde Materna e Obstetrícia relativamente à imagem corporal e sexualidade da mulher, durante a gravidez e o período pós-parto.
The care provision of the woman inserted in the family and community during Specialist in Obstetrics and Maternal Health, as advocated by the Order of Nurses. In this sense, we have adopted the assumptions of the Nursing Process, from the Psychodynamic Nursing Model by Hildegard Peplau and scientific research.