Implementação de um programa de enfermagem de reabilitação domiciliária em utentes com doença pulmonar obstrutiva crónica
Publication year: 2012
A Reabilitação Respiratória (RR) nos utentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) deve ser delineada para atenuar sintomas, melhorar a funcionalidade, aumentar a participação social e reduzir custos de saúde.
Objetivo:
Avaliar os efeitos de um programa enfermagem de reabilitação respiratória no domicílio em utentes com DPOC com necessidade de oxigenoterapia.Metodologia:
Foram identificados 14 utentes com DPOC diagnosticada, com necessidade de oxigenoterapia domiciliária. Durante 15 sessões de RR domiciliária foram ensinados/treinados exercícios respiratórios, gestão do regime terapêutico, técnicas de conservação de energia e fortalecimento muscular. Realizaram-se avaliações da saturação periférica de oxigénio (SpO2), pico de fluxo expiratório máximo (PEF) e das escalas Medical Research Council Dyspnoea Questionnaire (MRCDQ), London Chest Activity of Daily Living (LCADL) e Euro Qol.Desenvolvimento:
Foi efetuada uma avaliação baseline aos 14 utentes (70,28±11,50 anos), 12 homens e 2 mulheres. A DPOC encontra-se diagnosticada em média há 15,71±10,19 anos e o tratamento com oxigénio verifica-se há 6,28±4,14 anos. Verificámos um aumento estatisticamente significativo da SpO2 na avaliação pós-intervenção (97,3±1,6%) comparativamente com o momento baseline (95±1,6%), tal como no PEF (275,5±128,6L/min e 169,3±98,8L/min, respetivamente). Na escala MRCDQ observou-se uma diminuição com significado estatístico da sensação de dispneia (avaliação baseline de 3,86±0,535 e avaliação pós-intervenção de 3,50±0,519). Na avaliação da LCADL, verificou-se uma melhoria estatisticamente significativa entre os momentos baseline e pós-intervenção (28,64±9,71 e 26,21±9,71 respetivamente). No Euro Qol VAS os utentes referiram uma melhoria do seu estado de saúde com o decorrer da RR quando comparados os dois momentos de avaliação (49,29±6,18 na avaliação baseline e 55±7,60 na avaliação pós-intervenção).Conclusões:
Os utentes avaliados obtiveram melhorias estatisticamente significativas nos valores da SpO2, no PEF e nos resultados das escalas utilizadas quando comparados os dois momentos de avaliação. Estes dados confirmam que a RR se traduz em ganhos em saúde para o utente com DPOC.
Respiratory Rehabilitation (RR) in clients with chronic obstructive pulmonary disease (COPD) should be designed to alleviate symptoms, improve functionality, increase social participation and reduce healthcare costs.