Análise da eficácia da canela (Cinnamomum Verum) na redução dos níveis glicêmicos de pessoas com diabetes Mellitus tipo 2: ensaio clínico aleatorizado

Publication year: 2020

Este estudo teve como objetivo analisar a eficácia da canela (Cinnamomum verum) na redução dos níveis glicêmicos de pessoas com Diabetes Mellitus do tipo 2, em comparação ao placebo. Trata-se de um ensaio clínico aleatorizado, triplo cego, controlado por placebo, desenvolvido em cinco Unidades Básicas de Saúde, na cidade de Parnaíba – PI. A população do estudo foi constituída de adultos e idosos, de ambos os sexos, com diagnóstico para Diabetes Mellitus do tipo 2. Após os devidos cálculos, o tamanho amostral foi de 154 pessoas.

Os critérios de inclusão foram:

pessoas em uso de antidiabéticos orais, com HbA1c ≥ 6,0%; e os critérios de exclusão: pessoas com alergia à canela, em uso de insulina ou com diagnóstico de complicações severas que pudessem comprometer a análise. Os participantes foram distribuídos em dois grupos (experimental e controle) e aleatorizados por um programa de computador.

A alocação foi feita de 1:

1, em grupos paralelos, de acordo com os valores de HbA1c. Os pacientes do grupo experimental receberam frascos contendo cápsulas com canela e foram orientados a tomar 3 g por dia, durante 90 dias. Os do grupo controle receberam frascos contendo cápsulas idênticas às do grupo experimental, mas com celulose microcristalina (placebo), sendo orientados a tomar a mesma quantidade de cápsulas por dia, durante 90 dias. Variáveis socioeconômicas, clínicas, relacionadas ao estilo de vida, laboratoriais e antropométricas foram avaliadas. O test t foi utilizado para comparar as médias das variáveis numéricas e o teste quiquadrado foi utilizado para comparar as distribuições nas categorias dos dois grupos. A amostra final foi de 140 pessoas, sendo a maioria composta por participantes do sexo feminino (69%), de cor parda (57%) e média de idade de 60 anos. Após 90 dias, a média de glicemia venosa de jejum diminuiu 10 mg/dL no grupo experimental e aumentou 21 mg/dL no grupo controle (p= 0,001). Os valores de HbA1c caíram 0,2% no grupo canela e aumentaram 0,4% no grupo placebo (p= 0,001). Reduções estatisticamente significantes também foram observadas nos níveis de triglicerídeos e índice HOMA-IR, no grupo experimental. A canela, na concentração ofertada, mostrou-se eficaz para reduzir os níveis glicêmicos. No entanto, ainda não é possível fazer generalizações, visto que as análises realizadas podem ser influenciadas por inúmeras variáveis. Recomenda-se que outros estudos sejam realizados, bem como a avaliação do custo-efetividade da intervenção. (AU)