Fatores relacionados de conforto prejudicado em crianças e adolescentes com câncer

Publication year: 2020

Há situações clínicas em que a relação entre a exposição a um fator etiológico e o desenvolvimento de um diagnóstico de enfermagem não é facilmente reconhecível, especialmente quando essa resposta humana é complexa e subjetiva, como o diagnóstico Conforto prejudicado na população oncológica e pediátrica. Enfatiza-se que os profissionais de enfermagem devem atentar não exclusivamente para a manifestação dos sinais e sintomas de Conforto prejudicado, mas sim ter uma visão ampla para identificar os agentes causadores de tal resposta humana. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores relacionados do diagnóstico de enfermagem Conforto prejudicado em crianças e adolescentes com câncer. Trata-se de um estudo do tipo transversal realizado em um hospital terciário, referência no tratamento do câncer infantil na cidade de Fortaleza/Ceará. A população do estudo foi composta por 200 crianças e adolescentes com câncer que estavam em tratamento na unidade pediátrica de atendimento oncológico. Para obtenção de auxílio nas informações, foram construídos instrumentos de coleta de dados e protocolos com definições operacionais e conceituais dos indicadores clínicos e dos fatores relacionados. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora e bolsistas de iniciação científica, previamente treinadas. Os dados foram compilados em uma planilha do software Excel® (2010). A análise estatística se realizou com o apoio do programa estatístico IBM® SPSS® versão 21.0 for Windows® e do software R versão 3.2. A análise descritiva dos dados se deu pelo cálculo de frequências absolutas, percentuais, medidas de tendência central e de dispersão. O modelo de classe latente com efeitos randômicos ajustados foi utilizado para determinar o Conforto prejudicado e as medidas de sensibilidade e especificidade dos indicadores clínicos. Por fim, análise de regressão logística univariada para cada fator relacionado de Conforto prejudicado foi realizada. A pesquisa teve início mediante a anuência da instituição proponente e coparticipante, bem como a coleta de dados começou após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os tipos de cânceres mais prevalentes na população infantojuvenil foram as Leucemias. Os participantes eram, em sua maioria, do sexo masculino e apresentavam idade mediana de 11 anos. A principal modalidade terapêutica foi a quimioterapia. A manifestação dos indicadores Irritabilidade, Lamento, Ansiedade e Prurido esteve associada à elevada probabilidade de a criança ou adolescente apresentar o diagnóstico Conforto prejudicado.

Os fatores relacionados deste diagnóstico em crianças e adolescentes com câncer que apresentaram elevada prevalência foram seis:

Estímulos ambientais nocivos, 6 Controle situacional insuficiente, Recursos insuficientes, Regime de tratamento, Sintomas relacionados à doença e Controle ambiental insuficiente. Nesta pesquisa, as variáveis sexo feminino e menos dias de internação apresentaram relação estatisticamente significante com o diagnóstico Conforto prejudicado. Os resultados obtidos nesta investigação podem auxiliar a inferência diagnóstica mais acurada de Conforto prejudicado em crianças e adolescentes com câncer, bem como direcionar intervenções aos fatores relacionados modificáveis desencadeadores desse fenômeno, no intuito de evitar ou minimizar os sinais e sintomas do diagnóstico. (AU)