Implementação da equipa de cuidados continuados integrados
Publication year: 2012
ste trabalho de projecto ultrapassa o seu sentido tecnicista original, adquirindo uma orientação construtivista e integrada que aponta para a capacidade de agir e reagir de forma pró-activa perante situações mais ou menos complexas, através da mobilização de conhecimentos, atitudes e procedimentos adquiridos no âmbito do Mestrado em Gestão das Organizações – Ramo Gestão das Unidades de Saúde (MGO – GUS) no sentido de dar resposta a um projecto institucional, designadamente no que se refere à Implementação da Reforma da Saúde no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), onde se premeia a formação de equipas em cuidados de saúde, como respostas mais efectivas aos problemas de saúde da comunidade. Pois, promove-se a abertura organizacional a novos modelos de cuidados, que incorporam novos paradigmas, orientados para uma intervenção multidisciplinar tendo como enfoque principal as pessoas em situação de dependência funcional, doença terminal, ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não requer internamento. Todos os intervenientes neste sector do mercado percebem que a saúde e a sua protecção são um bem económico altamente dispendioso e não gratuito, ainda que frequentemente o seja no momento da utilização dos serviços.
Estas premissas estão subjacentes ao objectivo preconizado para este trabalho:
Implementação de uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados. Para a sua consecução está implícita a necessidade inadiável, na conjectura económica e financeira actual, periodizada através da adaptação às necessidades do cidadão, de forma a garantir o acesso aos cuidados necessários e adequados, no tempo e locais certos, visando assegurar a continuidade dos cuidados, mediante intervenções coordenadas e articuladas entre os diferentes sectores sociais, constituindo uma estratégia que visa maximizar a prestação dos cuidados de saúde comunitários de proximidade, sendo um componente de Inovação no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Estes pressupostos conceptuais constituíram-se, em grande medida, norteadores da dimensão praxiológica do trabalho desenvolvido. Assim, foram planeados, desenvolvidos e validados os documentos que servem de suporte à implementação da ECCI, nomeadamente a candidatura, a carta de compromisso, o manual de articulação, o regulamento interno e vários documentos no âmbito da operacionalização, que permitiram a abertura da ECCI Norte. A monitorização e o acompanhamento, enquanto etapa fundamental do processo de controlo, das actividades desenvolvidas, no sentido da mudança se concretizar com o envolvimento de todos, deve também ser progressivamente estudado e adaptado de forma a permitir identificar os principais problemas, virtudes, estabelecer alertas e recomendações no apoio à gestão operacional. Neste sentido, procuramos que este projecto assegurasse uma intervenção marcada pela singularidade, unicidade e congruência interna.
This project work goes beyond its original technicist meaning, gaining an integrated and constructivist orientation pointing out to the ability of acting and reacting in a pro-active way when situations, in some way complex, arise, through the mobilization of knowledge, attitudes and procedures acquired in the Mestrado em Gestão das Organizações – Ramo Gestão das Unidades de Saúde (MGO – GUS), in the attempt of answering to an institutional project, specially when it comes to Implement the health Reformation in Primary Health Care (CSP), where the formation of health care teams is awarded, considering them as more effective answers to the community‘s health problems. The organizational opening to new care models is promoted. Care that can incorporate new paradigms, oriented to a multidisciplinary intervention mainly focusing people in functional dependence, terminal illness, or in a recovery process, with a social support web, whose situation does not request admission to the hospital. Every intervenient in this market realize that health and its protection are an economic asset highly expensive and not free, although it‘s usually free when we use those services.