Casuística de uma unidade de cuidados continuados de longa duração e manutenção (caracterização dos utentes e avaliação do risco de desenvolvimento de úlceras de pressão)

Publication year: 2012

Este trabalho apresenta o relatório de estágio e trabalho de projeto realizado entre março e julho do ano de 2011, numa unidade de cuidados continuados de longa duração e manutenção. Ao longo do texto descrevemos a forma como os objetivos inicialmente propostos foram concretizados. De uma forma resumida o estágio permitiu o conhecimento da unidade, a integração na equipe interdisciplinar, oportunidades ao nível da formação e a melhoria e desenvolvimento de competências ao nível da investigação. Neste último aspeto realizámos pesquisa com o objetivo de estratificar o risco de aparecimento de úlceras por pressão tendo em conta a totalidade dos doentes internados na unidade desde a sua abertura até à atualidade. Concluímos que os doentes apresentam maioritariamente idades superiores a 79 anos, na sua maioria são do sexo feminino e têm como patologia de base AVC. Com uma média de dias de internamento dentro dos prazos legais, quase metade dos utentes teve alta como destino. A incidência de mortalidade foi de 28,2%. Tais características associadas às problemáticas atuais de dependência conduzem a um maior risco do aparecimento das úlceras por pressão. O valor de Braden na admissão do utente naquela unidade foi, em média, 13,30 pontos, valor associado a risco de desenvolver úlcera por pressão. Encontrámos 43,7% de utentes com risco elevado. Para o risco moderado obtivemos uma percentagem de 41,5%. Por outro lado, não apresentavam risco de desenvolver úlcera apenas 10,4% dos utentes da amostra.
Este documento presenta el informe de trabajo de prácticas clínicas y el proyecto llevado a cabo entre marzo y julio de 2011, en una unidad de cuidados a largo plazo y de mantenimiento. A lo largo del texto se describe la forma como los objetivos inicialmente propuestos fueron alcanzados.

En resumen:

las prácticas nos han permitido conocer la realidad de la unidad, integrar el equipo multidisciplinario, y desarrollar mejores habilidades en investigación. En este último aspecto se realizó una pesquisa con el objetivo de determinar la existencia del riesgo de desarrollar úlceras por presión consultando los registros relevantes de todos los pacientes ingresados en la unidad desde su creación hasta la actualidad. Llegamos a la conclusión de que los pacientes tienen mayoritariamente más de 79 años, son mujeres, tienen el accidente cerebrovascular como enfermedad subyacente. Casi la mitad de los pacientes fueron dados de alta con una estancia media hospitalaria dentro de los plazos legales. La característica de envejecimiento de esta población asociado con problemas de dependencias actuales, por enfermedad, conducen a un mayor riesgo de desarrollo de las úlceras por presión, ya que el valor de la admisión del Braden en la unidad es, en promedio 13,30 y se refiere a riesgo de desarrollo de úlceras. Se encontró un 43,7% de los usuarios con alto riesgo. Para el riesgo moderado se obtuvo un porcentaje del 41,5%. Por otro lado, no mostraron ningún riesgo de desarrollar úlceras 10,4% de los pacientes.